quinta-feira, 1 de setembro de 2011

BATISMO: big bang da fé e raiz das vocações.


 Prá começo de conversa
a) O Batismo é como o... Big Bang da fé! Você já sabe: o Big Bang é a explicação mais aceita sobre a origem do universo. Segundo esta teoria o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo. O Batismo é de certa forma, o Big Bang da nossa vida cristã do qual brota toda a explosão da vida da graça, da energia, e força divina que nos santificam!
b) Mas, podemos também comparar  a vida cristã como uma planta. Uma planta tem raízes que afundam no húmus, tem tronco, galhos e frutos e tem seiva que faz passar a vida. Assim, nesta comparação, o Batismo é a raiz da vida cristã que afunda no húmus da fé, da Palavra; o tronco é Cristo; a seiva é o E. S. que é vida; os galhos e frutos são as vocações e ministérios que, nada mais são, que  formas de viver o seu Batismo na vida.
 Portanto tudo decorre do seu Batismo! Ele é mesmo o nosso
BIG BANG da vida cristã e a RAIZ de todas as vocações na Igreja.
Iluminação bíblica

Três textos- entre tantos - para iluminar nossa vida de cristãos batizados. OK?
 “Nós predestinou para sermos seus filhos adotivos por JC” (Ef. 1,5) “Já não és escravo, mas filho” ( Gl 4,7)    No batismo, pelos méritos infinitos de Cristo, recebemos o título de filhos de Deus, a  graça santificante, a própria vida de Deus em nós! Fala sério: não é uma honra muito grande? "Considerai com que amor nos amou o PAI, para que sejamos chamados filhos de DEUS. E nós o somos de fato". (1 Jo 3,1).Que lindo, sentir-se amado\a, ser propriedade de Deus, objeto do seu amor infinito! Como conseqüência: você, eu, pelo fato de sermos filhos\as adotivos\as de Deus somos: “Participantes da natureza divina” (2 Pd 1,4) Portanto, pelo Batismo, pela graça do E.S somos “divinizados, cristificados, santificados” = participamos de Deus! Como isto acontece? Já mergulhou alguma vez numa piscina em dia de calor? Claro que sim! Pois sabia que desde pequeno você mergulhou na piscina do Batismo, tomou o banho de regeneração e saiu “nova criatura” (2 Cor 5,17?) Batismo quer dizer mergulho...  em Deus! O batismo é “o fundamento da vida cristã, o pórtico da vida no Espírito” (CIC 1213), o arco-íris divino sobre a nossa vida,  o sinal que nos indica o caminho a percorrer de modo ativo e alegre para encontrá-Lo e sentirmo-nos amados por Ele. Você quer mais? Então saiba que você é também Igreja meu amigo\a. Veja:Sois pedras vivas, sois edificados como casa espiritual” (1 Pd 2,5) sois da família de Deus” (Ef. 2,19). Então, alegria: você é parte integrante da Igreja santa- pecadora e missionária! A Igreja é a nossa casa!

Momento de reflexão
O Batismo é tão importante e decisivo em nossa vida que merece uma reflexão especial que vamos fazer com os símbolos principais que o acompanham.


a)   A água.
É o principal símbolo do Batismo. A pessoa é mergulhada na água pare emergir como nova criatura. (Jo 3, 1-13). Lembrar as imagens do dilúvio e do ar Vermelho. Assim, a “água” é apenas um símbolo, ela não tem a força e nem o poder de purificar o pecado. É o Espírito Santo que nela atua em todos os acontecimentos e no momento do Batismo; Ele, com a força e o poder Divino destrói todo o mal que existe e proporciona a alegria de uma nova vida.
b)  O sinal da cruz
Traça-se o “Sinal da Cruz” na fronte da criança no início do batismo. Este gesto tem grande significação. Ele quer exprimir o primeiro encontro da criança com a fé em Jesus Cristo e na Salvação pela morte redentora do Senhor na Cruz. O Sinal da Cruz relembra esta verdade histórica.
c)   A unção com o santo crisma.
O crisma é um óleo perfumado e consagrado pelo Bispo  significa o dom do E. S ao novo batizado. É a unção que é feita depois  da infusão da água. É um sinal de resistência, de luta e de renúncia ao pecado e o cristão é ungido como Cristo (= Messias - Cristo significa “Ungido consagrado). O cristo se torna como JC: profeta, sacerdote e rei. Profeta para anunciar a boa notícia de Deus (Rm 15, 16) e denunciar o que fere a vida; sacerdote para prestar culto a Deus nas celebrações e no amor e serviço. Reis para, como Cristo,exercer a realeza com a vida, amando, servindo, libertando, salvando“. Para o cristão, ‘servir é reinar’ (LG 36). Pela unção, o Batismo imprime na alma um sinal espiritual indelével, o caráter, que consagra o batizado ao culto da religião cristã para sempre.
d)  A Veste branca.
A cor branca para nós cristãos é na liturgia sinal de vitória e de paz: ressuscitamos com Cristo para a vida nova. Com o Batismo o cristão se vestiu de Cristo” (Gl 3,27), para “caminhar na vida nova” (Rm 6,4). “É preciso que vocês se revistam do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade...” (Ef 4, 23-24). É assumir os mesmos sentimentos de Jesus Cristo, viver segundo sua prática, seu projeto. “Como escolhidos de Deus, santos e amados, vistam-se de sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente” (Cl 3, 12-13). Este gesto tem sua origem no Batismo dos adultos na Igreja primitiva. Ao chegarem à fonte, antes de descerem à água, as pessoas se despiam de suas vestes e eram ungidas. Após professarem sua fé e serem batizadas na piscina, saíam da água e eram revestidas de uma veste branca, simbolizando uma vida nova despidos de seus pecados.
e)   A vela
A vela acesa no Círio pascal significa que Cristo agora iluminou o batizado que como Ele se torna “luz do mundo” (Mt  5,14). Pelo Batismo somos iluminados, e não mais andamos nas trevas, pois somos filhos de Deus. A vela acesa pode significar também a nossa fé. Ela mantendo-se acesa mostra que não caminhamos nas trevas do inimigo. O cristão\ã não pode esconder a sua luz, (Mt 5, 14-15) mas, testemunhar,  falar,  anunciar Jesus  e deve dar glória ao Pai: a luz do cristã\ã deve ser vista por todos, mas a glória deve ser “unicamente” para Deus.
f)   O sal
O cristão além de ser luz é também sal da terra (Mateus 5,13). O sal dá sabor: o cristão deve difundir o sabor de Jesus, do Evangelho, na família, trabalho, política, escola, saúde, lazer... Pouco sal (= omissão) não é bom, muito sal demais (=fanatismo) também não é bom. O sal conserva a comida: i cristão conserva, valoriza o essencial, não perde de vista os valores que contam de verdade neste mundo moderno que apregoa o efêmero. O sal se perde na comida: o cristão se perde no mundo e é como se jogasse sempre fora de casa!
E agora vamos orar e cantar...
Como filhos\as adotivos\as de Deus somos chamados a ter  três amores.
a)CRISTO:  Amar Jesus de verdade, como centro da  nossa vida: apaixonar-se, encantar-se por Ele. Seja Cristo o centro de nosso pensar, nosso sentir, nosso viver.  (Orações espontâneas, cantos... )
b)A IGREJA:  Não tem Cristo sem Igreja; somos Igreja e devemos amá - la  como ela é quem sabe o torná-la melhor. A Igreja será jovem, quando o jovem será Igreja!  (Figuras des de santos jovens santos)
c)A MISSÃO:  É preciso “sair da sacristia”; é preciso “ir ao povo”; é preciso “ir ao Jovem”; é preciso “ir mais longe”; é preciso “ir mais alto”.Somente jovens corajosos poderão restituir beleza e verdade à vida a aos contatos humanos”.
VAMOS MEDITAR E ORAR: “PRECISAMOS DE SANTOS  de calças jeans e tênis. Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos. Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade. Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade. Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo. Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais. Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo. Precisamos de Santos que bebam coca-cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que usem a eletrônica. Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos. Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte. Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros. Precisamos de Santos que estejam no mundo e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos".
(Bem-aventurado João Paulo II)

OBS: Como batizados\as precisamos pensar o nosso futuro e colocar-nos  à disposição de Jesus e da Igreja. Reflita: é justo planejar o nosso futuro sem pensar que Cristo precisa de você? Já pensou em sua vocação?

Vamos partilhar um pouco?
Qual texto da iluminação Bíblica falou mais a seu coração e por quê?
Partilhe um pouco de sua vida cristã e como vive seu Batismo...


A palavra do nosso Fundador S. José marello

“Amar a nosso Deus deveria ser algo muito natural, pois, dependemos inteiramente d’Ele.” (S. 318)
 “Cristo é um coeficiente infinito em nossos corações... E nós, pobres cifras do nada, podemos multiplicar-nos, aos poucos, até à grandeza dos valores infinitos”. (L. 11).
“Não há tempo nem lugar onde não seja possível fazer alguma coisa. Cada palavra, cada passo, cada desejo, pode ser a matéria prima dos interesses de Jesus”. (L 83).

 Por Padre Mario Guinzoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário