sábado, 18 de fevereiro de 2012


 “Vida em Cristo de São José Marello”

            Ao entrarmos em contato com a história de Marello percebemos que em toda a sua vida perpassa uma mensagem central: “Cristo é a meta!”. Destarte, sabemos que o fim de toda a espiritualidade cristã está na capacidade de reproduzirmos em nós a vida do Salvador. Algo que Marello procurou fazer com diligencia.
São José Marello
         Os ensinamentos de Marello enfatizam a importância de estudarmos a vida de Cristo, para que conhecendo-O pelo estudo, possamos imitá-Lo em todo o nosso cotidiano, que no desejo verdadeiro de conhecer Cristo aprendamos a ama-Lo e tê-Lo como nossa única referência e, é nesta perspectiva que compreendemos Marello como o “santo da cotidianidade”, pois para ele Cristo é essencialmente a única meta a ser alcançada pela prática das virtudes grandes e pequenas a todo o momento. Não há tempo definido, todo momento é tempo de imitar a Cristo.
            Em Marello percebemos que, mesmo com a nossa pobreza se colocamos Cristo como centro de nossa vida, por Ele que é coeficiente infinito podemos chegar à perfeição. Por mais insignificante que seja para nós fazer algo, que façamos com o coração tranquilo e silencioso na esperança de que da mesma maneira que o Senhor guiou outros à santidade também Ele nos guie.
            Nos ensinamentos de Marello notamos que em sua busca por imitar Cristo, trouxe para si as virtudes humanas do coração de Jesus como a mansidão, a compaixão, a humildade e com isso conseguiu alcançar uma maturidade espiritual e humano-afetiva frutos dessa sua luta contra o amor próprio e o desejo ardente de revelar o próprio Cristo ao próximo. Marello diz que conseguiremos imitar a Cristo quando experimentarmos amar o próximo e a Deus.
            A espiritualidade de Marello não se perde na vida cotidiana, mas se fundamenta na oportunidade de em tudo revelar a imagem de Cristo.

Referência: Pe. Fiorenzo Cavallaro, OSJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário