Quarta-feira de Cinzas... Começa o Tempo da Quaresma para os Cristãos Católicos...
Mas qual o Significado das Cinzas???
Mas qual o Significado das Cinzas???
O uso litúrgico das cinzas tem sua
origem no Antigo Testamento. As cinzas simbolizam dor, morte e penitência. Por
exemplo, no livro de Ester, Mardoqueu se veste de saco e se cobre de cinzas
quando soube do decreto do Rei Asuer I (Xerxes, 485-464 antes de Cristo) da
Pérsia que condenou à morte todos os judeus de seu império. (Est 4,1). Jó (cuja
história foi escrita entre os anos VII e V antes de Cristo) mostrou seu
arrependimento vestindo-se de saco e cobrindo-se de cinzas (Jó 42,6). Daniel
(cerca de 550 antes de Cristo) ao profetizar a captura de Jerusalém pela
Babilônia, escreveu: “Volvi-me para o Senhor Deus a fim de dirigir-lhe uma
oração de súplica, jejuando e me impondo o cilício e a cinza” (Dn 9,3). No
século V antes de Cristo, logo depois da pregação de Jonas, o povo de Nínive
proclamou um jejum a todos e se vestiram de saco, inclusive o Rei, que além de
tudo levantou-se de seu trono e sentou sobre cinzas (Jn 3,5-6). Estes exemplos
retirados do Antigo Testamento demonstram a prática estabelecida de utilizar-se
cinzas como símbolo (algo que todos compreendiam) de arrependimento.
O próprio Jesus fez referência ao uso
das cinzas. A respeito daqueles povos que recusavam-se a se arrepender de seus
pecados, apesar de terem visto os milagres e escutado a Boa Nova, Nosso Senhor
proferiu: “Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem sido
feitos em Tiro e em Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há
muito tempo elas se teriam arrependido sob o cilício e as cinzas. (Mt 11,21) A
Igreja, desde os primeiros tempos, continuou a prática do uso das cinzas com o
mesmo simbolismo. Em seu livro “De Poenitentia” , Tertuliano (160-220 DC),
prescreveu que um penitente deveria “viver sem alegria vestido com um tecido de
saco rude e coberto de cinzas”. O famoso historiador dos primeiros anos da
igreja, Eusébio (260-340 DC), relata em seu livro A História da Igreja, como um
apóstata de nome Natalis se apresentou vestido de saco e coberto de cinzas
diante do Papa Ceferino, para suplicar-lhe perdão. Sabe-se que num determinado
momento existiu uma prática que consistia no sacerdote impor as cinzas em todos
aqueles que deviam fazer penitência pública. As cinzas eram colocadas quando o
penitente saía do Confessionário.
Já no período medieval, por volta do
século VIII, aquelas pessoas que estavam para morrer eram deitadas no chão
sobre um tecido de saco coberto de cinzas. O sacerdote benzia o moribundo com
água benta dizendo-lhe: “Recorda-te que és pó e em pó te converterás”. Depois
de aspergir o moribundo com a água benta, o sacerdote perguntava: “Estás de
acordo com o tecido de saco e as cinzas como testemunho de tua penitência
diante do Senhor no dia do Juízo?” O moribundo então respondia: “Sim, estou de
acordo”. Se podem apreciar em todos esses exemplos que o simbolismo do tecido
de saco e das cinzas serviam para representar os sentimentos de aflição e
arrependimento, bem como a intenção de se fazer penitência pelos pecados
cometidos contra o Senhor e a Sua igreja.

Devemos nos preparar para o começo da
Quaresma compreendendo o significado profundo das cinzas que recebemos. É um
tempo para examinar nossas ações atuais e passadas e lamentarmo-nos
profundamente por nossos pecados. Só assim poderemos voltar nossos corações
genuinamente para Nosso Senhor, que sofreu, morreu e ressuscitou pela nossa
salvação. Além do mais esse tempo nos serve para renovar nossas promessas
batismais, quando morremos para a vida passada e começamos uma nova vida em
Cristo.
Finalmente, conscientes que as coisas
desse mundo são passageiras, procuremos viver de agora em diante com a firme
esperança no futuro e a plenitude do Céu.
BÊNÇÃO E IMPOSIÇÃO DAS CINZAS NO INÍCIO
DA QUARESMA
Aceitando que nos imponham as cinzas,
expressamos duas realidades fundamentais:
1. Somo criaturas
mortais; tomar consciência de nossa fragilidade, de inevitável fim de nossa
existência terrestre, nos ajuda a avaliar melhor os rumos que compete dar à
nossa vida: “você é pó, e ao pó voltará” (Gn 3, 19). Somo chamado;
2. Somos chamados a nos
converter ao Evangelho de Jesus e sua proposta do Reino, mudando nossa maneira
de ver, pensar, agir.
Muitas comunidades sem padre assumiram
esse rito significativo como abertura da quaresma anual, realizando-o numa
celebração da Palavra.
Veja mais embasamentos bíblicos sobre
as cinzas através das seguintes passagens: (Nm 19; Hb 9,13);
· como sinal de transitoriedade
(Gn 18,27; Jó 30,19).
· Como sinal de luto
(2Sm 13,19; Sl 102,10; Ap 19,19).
· Como sinal de
penitência (Dn 9,3; Mt 11,21).
Faça uma pesquisa através de todas
estas passagens bíblicas, prestando a atenção ao texto e seu contexto,
relacionando com a vida pessoal, comunitária, social e com o rito litúrgico da
Quarta-feira de cinzas.
Fonte: MISSAL DOMINICAL, página de 140,
© Paulus, 1997
33catolico a serviço da Igreja
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