sexta-feira, 16 de março de 2012

QUARTO DOMINGO DE QUARESMA - B


DEUS É RICO EM MISERICÓRDIA” (Ef 2,4)
A liturgia neste domingo nos brinda com belos presentes onde se encerram palavras para a vida. A chave para abrir o cofre é Deus misericórdia em Cristo, e Cristo é alegria (“Domingo laetare!”) misericordiosa. Isso mesmo! O tesouro deste cofre é uma mensagem revolucionária: mais ponderosa do que mil bombas atômicas; mais forte de muitos tsunamis juntos; mais eclatante do meteoro que eliminou os dinossauros em épocas remotas: “DEUS É RICO EM MISERICÓRDIA” rico de AMOR (Ef 2, 4). Mas infinitamente rico! Somente esta mensagem deveria nos  encher  neste domingo de gratidão! E mais: tudo isto é graça dele! ( Ibid 2,5). E você ainda não vibra de alegria, de festa? Eta! Não deixe que só o celular vibre no seu bolso; deixe Deus vibrar  dentro de seu coração!
O QUE DIZ  A PALAVRA
Este domingo é chamado então de “Domingo da Alegria” por causa da antífona de entrada da Missa  “Alegra-te, Jerusalém” (66.10-11). Um momento de alegria (antecipação da Páscoa?) em plena Quaresma: um olhar sobre o pecado e a graça, a misericórdia  e o amor de Deus!  E vejamos os  motivos de alegria que  não faltam!
O escritor sagrado na primeira leitura (2 Crôn 36,14-16.19-23) reconhece a idolatria, o desterro na Babilônia no tempo de  Nabucodonosor (587 a. C.) O  Salmo responsorial 136 (que obviamente não pode ser de Davi!) também lembra esta tragédia. Mas eis que agora é anunciada a alegria da libertação de Ciro (538 a. C), a volta do povo, a restauração do Templo.
A segunda leitura é literalmente “ensopada de alegria”. No texto encontramos várias palavras de alegria: misericórdia, amor, vida, graça, bondade, salvação. Tudo isto é visto à luz da fé, como dom de Deus, que nos fez e nos criou.  Notar como esta misericórdia de Deus manifesta concretamente a sua misericórdia em Cristo em dois momentos, um descendente e outro ascendente que formam uma única realidade de amor:
Descendente: “Deus amou tanto o mundo que enviou o Filho para que o mundo seja salvo...” (Jo 3,16) Mais misericórdia do que esta! Somente o nosso Deus poderia estar enlouquecido de amor deste jeito por este mundo!
Ascendente: “Cristo foi levantado..” (Jo 3,14). E a cruz não é com certeza o palco mais bonito!
O QUE A PALAVRA  DIZ PARA NÓS
 Nicodemos (= o povo vence) é um buscador da verdade. Três passagens falam dele: a de hoje, quando foi ter com Jesus de noite, a segunda em Jo 7,50 e a terceira, quando ajuda José de Arimateia a enterrar Jesus com unguentos. (Cfr. Jo 18,38-42) Nesta ocasião, Jesus já tinha sido levantado na cruz, e Nicodemos viu realizar-se o que Jesus tinha-lhe dito: “como Moisés levantou a serpente no deserto...” (Jo 3,14). Nós também, precisamos, encontrar Jesus, para renascer de novo! (Jo 3,3).
 Diante da forte mentalidade atual que nega o pecado, a 1ª leitura afirma que o contexto social pode contaminar nossas vidas com o pecado. Como o povo que vivia exilado na Babilônia se deixou contaminar pelos costumes e se  afastou da Palavra,  das práticas religiosas assim hoje é possível que isto se repita em nossa sociedade. Precisa optar pela luz e agir na verdade (Jo 3,19-20).
 Estamos diante da loucura de Deus Pai que entrega seu Filho, diante da loucura do Filho que aceita esta empreitada e do ES. Trata-se de loucura- paixão= amor infinito Trinitário pela humanidade, a GRAÇA das graças de nossa vida! A MISERICÒRDIA não é um conceito, mas, uma pessoa: DEUS!
A PALAVRA  NOS AJUDA A VIVER E ORAR
“Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna” ( Jo. 3,. 16). Já vivemos mergulhados neste amor, mesmo que ainda não completamente! Eis algumas sugestões, para nesta semana, morar na casa do Amor.
a)Viver  de jeito orante esta semana  com a  vida eterna (= Deus amor) em nós!
b)Tudo é graça e dom de Deus! “Pela graça sois salvos!” (Ef 2,8). Então, que tal abrir mão de  mais  gratuidade com Deus e os irmãos nesta Quaresma?
c)Como o povo hebreu, no tempo de Ciro, somos um povo da esperança (Primeira leitura). Pense seriamente: o que quer dizer para você viver, falar  esperança e ser esperança para este mundo sem balizas firmes no coração?
d)Caminhar, andar, “aproximar-se da luz” (Jo 3,20), por- se ‘‘a caminho’’ (Cfr. ( I Leitura v.23). O nosso caminho semanal para a luz da Páscoa é viver antes de tudo o Batismo, (tema caro à Quaresma!), alimentados e reforçados  pela  Eucaristia e andando juntos em comunidade na  vida ferial, anônima, de todos os dias. Diante da loucura de Deus em Jesus não tem outra opção que renovar a nossa vida  em Cristo e se apaixonar por Ele! Mesmo que nos custe “levantar as nossas cruzes”.
 e) E não podemos esquecer da  CF: a CF é sempre um apelo concreto e forte de vida:
“Com sua ação evangelizadora, Jesus não apenas cura os doentes, mas resgata o ser humano para o meio da sociedade, dando-lhe dignidade e apresenta uma nova forma de relacionar-se com as pessoas necessitadas. O Novo Testamento é repleto de relatos de Jesus curando os doentes, os quais testemunham que a ação salvífica de Jesus também acontecia em suas intervenções no cuidado e atenção aos que sofrem”. (n. 179). Vem a vontade de dizer como Jesus “Então vai e faz tu o mesmo” (Lc 10,37). 

 Padre Mário Guinzoni OSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário