“Cumpriu-se o prazo e está próximo o reinado de Deus: arrependei-vos e crede na boa noticia.” (Mc 1, 15)
“Bom e reto é o Senhor, por isso indica aos pecadores o caminho; encaminha os humildes com o mandamento, ensina seu caminho aos humildes.” (Sl 25, 8-9)
A milhares de textos na bíblia que falam que Deus prefere que o pecador se converta em vez do que morra (Cf. Ez 18, 21-28). Nossa vida é uma continua conversão. Devemos ter em nosso coração o espirito de pecador arrependido.
Um exemplo são os ninivitas (Cf. Jn 3). Eles eram pecadores, que não tinham um seguimento de Deus. Assim como nós, quando nos deixamos ser levados pelo pecado. Mas eles, após da pregação de Jonas, tomaram consciência de seus pecados e se converteram, arrependeram-se e mudaram de vida (Cf. Jn 3, 10). E nós? Já sabemos que somos pecadores, por que não nos convertermos? .
O ser humano, desde sua existência, é fraco em sua fé, ele demora a crer em algo e quando começa a acreditar e a seguir, qualquer situação diversa em sua vida já se torna um bom motivo para abandonar sua fé. Um exemplo é o povo de Deus, quando saem do Egito. Moises faz vários sinais, realiza vários prodígios, e o povo viam e tinham fé. Moisés com a força e a proteção de Deus conseguiu tirar eles do Egito. O povo hebreu confiou e acreditou em Deus. Mas o que aconteceu quando eles ficaram alguns dias sem a presença de Moisés? Fizeram um bezerro de ouro e começaram a adora-lo, esquecendo-se do Deus altíssimo que os libertara (Cf. Ex 32). Eles viram Deus altíssimo agindo, sentiram seu temor vendo seus prodígios e mesmo assim o abandonavam com certa frequência. Que povo fraco na fé. Como é difícil seguir Jesus. Se eles que viram o poder de Deus, não eram firmes na fé e sempre estavam a reclamar, agora penso em nós na realidade de hoje, nós pouco vimos, apenas ouvimos ou lemos o que Deus já fez ou tem feito, como podemos ficar firmes em nossa fé?
Existe uma história que retrata este fato:
Havia alguns cães de caça a dormir perto de uma floresta. Estavam bem tranquilos. De repente, passa uma raposa, bem na frente de um dos cães, este assustado pelo fato, logo levanta e sai correndo atrás da raposa. Por causa desta movimentação, os outros cães também acordaram sem saber o que havia acontecido, eles começaram a seguir o primeiro cão que estava muito animado e confiante nesta perseguição. Os cães foram se desanimando, pouco a pouco foram desistindo da corrida, não havia motivo para continuar a correr, eles nem ao menos sabiam porquê o primeiro cão começou a correr. Sentiam sim, que era algo muito importante. Mas como começavam a ficar cansados foram desistindo, um por um. Após uma hora de corrida, só havia ficado o primeiro cão, que com muita disposição continuava a correr com muita vontade. A raposa foi-se deixando vencer e se entregou ao cão.
Esta pequena história, tem uma grande experiência de fé. Colocamo-nos no lugar dos cães, e imaginemos que Deus é a raposa. Os santos são como o primeiro cão. Deus passa pela nossa frente, como se estivesse nos chamando, mas nós estamos meio que dormindo e não o vemos. Mas sempre tem aquelas pessoas que são mais sensíveis, e sentem a presença de Deus, logo desperta de seu estado de inercia, e começa a seguir com todo seu coração a tais sentimentos de amor (a raposa). Uns logo desde sua infância [como Santa Teresinha do menino Jesus e outros(as)], alguns após na sua juventude [como São Francisco de Assis e outros(as)] e até na vida adulta [como Santo Agostinho e outros(as)]. Esses homens e mulheres, após a sua conversão ou quando sentiram Deus em suas vidas, saíram (por assim dizer) correndo e latindo, a perseguir Deus. Os santos nos indicam um caminho para seguir, alguns até fundaram Ordens ou Congregações, para ajudar a outros a seguir esta Raposa. Contudo há muitos jovens que como aqueles cães que não viram a raposa, também desistem desta perseguição ou até nem aceitam começa-la, pois sentem receio de largar seu comodismo para ver o que motivou tanto estes santos a saírem em uma perseguição incansável. Muitos jovens dizem que não tem vocação, ou nem ao menos buscam entender sua vocação. Contudo, todos somos chamados, todos temos a vocação de seguir Jesus.
“Coragem, levanta-se, porque Jesus está chamando você”
(Mc 10, 49)
Muitos pensam que para seguir Jesus, tem de ser padre (para os homens), todavia ser padre é apenas um adicional a seguir Jesus. Deus nos chama a viver de acordo com seus preceitos, seguir os conselhos evangélicos (voto de pobreza, castidade e obediência).
“A certa altura (sabemos por experiência) as dificuldades desaparecem, muda o ânimo de quem as provoca e a obra de Deus prossegue com novos favores.” São José Marello
Noviço Tales Iago (talesigo@gmail.com)
Cascavel - PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário