"Caminhamos na fé"
(2 Cor 5,7)
Sim "enquanto moramos no corpo somos peregrinos longe do Senhor"
(2 Cor 5, 6)
.Por isso precisamos caminhar confiando em Deus, sabendo que temos dentro de nós como que uma semente com uma força misteriosa e "não sabemos como acontece" (Mc 4,27 ss.) que ela cresce e se torna planta capaz de abrigar os passarinhos. Tudo é realmente graça! Nós só precisamos caminhar fazer nossa pequena parte no campo do mundo.
(2 Cor 5, 6)
.Por isso precisamos caminhar confiando em Deus, sabendo que temos dentro de nós como que uma semente com uma força misteriosa e "não sabemos como acontece" (Mc 4,27 ss.) que ela cresce e se torna planta capaz de abrigar os passarinhos. Tudo é realmente graça! Nós só precisamos caminhar fazer nossa pequena parte no campo do mundo.
"Cantemos, portanto, desde agora, irmãos, não para saborear o repouso, mas para tornar mais leve o nosso trabalho. Cantemos como o fazem os viajantes. Canta, mas sem parar de caminhar; canta para te reconfortares no meio das fadigas. [...] Canta e caminha! O que quer dizer caminha? Segue em frente; faz progressos no bem. [...] Vai em frente, caminhando para o bem; avança na fé e na pureza de costumes. Canta e caminha! Não te extravies; não voltes atrás; não fiques parado. Voltemo-nos para o Senhor". (S. Agostinho). Mas atenção: como diz o mesmo gigante de Tagaste, o cântico novo do Aleluia definitivo, só um dia!
Abrir o texto: Marcos.4,26-34
Podemos dividir o Evangelho em duas partes:
a) duas parábolas do Reino (V. 26-32);
b) uma conclusão (v. 33-34).
Vamos analisar um pouco a primeira parte.
V. 26-32: a parábola da semente (26-29) e da semente de mostarda (v. 30-32).
a) duas parábolas do Reino (V. 26-32);
b) uma conclusão (v. 33-34).
Vamos analisar um pouco a primeira parte.
V. 26-32: a parábola da semente (26-29) e da semente de mostarda (v. 30-32).
Jesus já tinha falado a grande parábola do semeador ao povo (Mc 4, 3-9) mas sua explicação foi só para os doze (Mc 4,10-20); agora volta a falar ao povo com o tema da semente.
A primeira parábola de hoje é somente de Marcos.
"Alguém que espalha a semente na terra" (v 26) .
Nem precisa procurar quem é este alguém; falando do Reino de Deus é fácil e basta ler 1 Cor 3,6 "É Deus quem faz crescer" e a .primeira leitura de Ez 17,22-24 afirma que é o mesmo Senhor que age como agricultor do povo de Deus.
"A terra, por si mesma, produz o fruto" (v. 28).
O crescimento do Reino, da Igreja não depende do discípulo\ a. Precisa reconhecer que tudo é realizado por Deus e que temos que deixar Ele agir, lembrando que "somos servos inúteis" (Lc 17,10).
"O homem mete logo a foice" (v. 29).
Tradicionalmente representa o juízo final ( Apc 14,15-16).
"O Reino de Deus é como um grão de mostarda" (v. 31).
Aqui a semente é vista na sua pequenez como dizer que a empreita da evangelização, humanamente, é simples, modesta.
"Cresce e se torna maior do que todas as hortaliças" (v. 32).
Mais uma vez se afirma a força e o dinamismo do Reino. A parábola quer evidenciar a humildade de Jesus, sua paixão por um lado é e a grandeza do resultado do outro. De fato os "pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra".(v. 32)= ou seja a palavra é para todos os povos da terra.
Meditar e viver o texto
O mistério do Reino que cresce no mundo.
É a mensagem iniludível da primeira parábola. Todos nós olhamos maravilhados, uma plantação pronta para a colheita e sabemos que esta é uma concomitância de fatores nem sempre fáceis de detectar; o mesmo diga-se da gestação de uma criança, seu nascimento suas várias fases de crescimento. Tem algo de misterioso na vida, pois, devemos entender que toda a vida manifesta a VIDA de Deus. Na plantação do Reino o crescimento é ainda mais difícil de perceber e não pode ser mera obra humana; ela é dinâmica, poderosa, tem a força de Deus. A lógica de Deus extrapola da lógica humana: exige paciência esperança, confiança, fé e muita oração. .A nós cabe fazer o que Jesus ensinou: "Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus" (Mt 6,31-33). Buscar = esforçar-se, lutar, não desanimar sabendo que não é nada fácil. Semente precisa de tempo: evangelização, vocação, o bem, precisa de tempo!
A colheita, ela também é cercada da lógica de Deus: parece estar longe no tempo, mas, cuidado, pode estar muito perto, até amanhã.... Não, quem sabe.. hoje é que vamos receber "a devida recompensa" (2 Cor 5,10). Caminhamos na fé: saber esperar sem nunca desanimar!
A força do Reino.
Já a segunda parábola, acrescenta algo mais. De fato, o grão de mostarda apresenta a força misteriosa do Reino. Grão de mostarda é pouco mais do que pó, mas, possui dentro uma força fantástica que faz crescer. Assim o Reino: um pó iniciado por Jesus de forma humilde, escondida, se torna grande e abraça o mundo, se articula em todos os seguimentos da sociedade humana. Nada de barulhos de sinais estrondosos, mas força fecundante da história e dos corações. É o mesmo Jesus o Reino de Deus e ninguém pode deter sua ação.. nem os nossos pecados e os pecados da história da Igreja!! Caminhamos na fé!
A nossa participação nesta marcha do Reino.
- Deixar esta força de Deus agir e fazer nossa parte. Toda nossa parte. "Põe a semente na terra não será em vão" canta uma música!
- Uma mistura de fé sem medo, de confiança e esperança em Deus e ação. Com o cuidado de não querer tomar o lugar de Deus.
- Muita humildade. Sim humildade, para não estragar nenhuma semente, nenhuma planta de Reino espalhada no mundo, nas culturas, nos povos, nos homens e mulheres que encontramos, mesmo se de outra religião ou filosofia, e... atenção em nós mesmos\as.
- A humildade de viver as pequenas coisas, as pequenas sementes. Eis o que um mestre das pequenas coisas ensina:
"Mesmo Jesus, não fez sempre atos extraordinários e heroicos, como se afastar de sua mãe e morrer na cruz; mas quantos pequenos atos de virtude ele fez e quanto mérito adquiriu! Quantos pequenos atos de obediência, de humildade, de paciência podem ser praticados também por nós. Essas pequenas virtudes, não conhecidas pelas pessoas, mas tão gratas a Deus, fazem subir a uma alta perfeição e formam a árvore da santidade, cuja semente não passa de um pequeno grãozinho"
(S. José Marello S. 274-275)
Mais uma vez: canta e caminha amigo\a, com os olhos bem abertos, sabendo que:
"OReino de Deus já está no meio de vós" (Lc 17, 21)
ou dentro de nós!
Orar e contemplar
Medite e ore estas pequenas sementes
- "Deus se cansa dos grandes reinos, nunca das pequenas flores! (Rabindranath Tagore ).
- "Não te peço, Senhor, milagres ou visões, mas a força de enfrentar o cotidiano. Ensina-me a arte dos pequenos passos".(Saint-Exupéry).
- "Pensei, Senhor, naquele pobre tijolo enterrado no escuro do grande edifício. Ninguém o vê, mas ele faz o seu trabalho e com certeza os outros tijolos, tem necessidade dele. Senhor não importa em qual parte da casa eu esteja, ou bem visível ou nos fundamentos, basta que eu seja fiel, no meu lugar, na tua construção".( Michel Quoist).
BOM FINAL DE SEMANA PARA TODOS E TODAS.
PADRE MÁRIO GUINZONI OSJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário