terça-feira, 21 de agosto de 2012

Evangelho do dia 


Recompensa: cêntuplo e vida eterna (Mt 19,23-30)

Jesus então disse aos discípulos:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: é muito difícil um rico entrar no Reino do Céu. E digo ainda que é mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha.
Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito admirados e perguntavam:
- Então, quem é que pode se salvar?
Jesus olhou para eles e respondeu:
- Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, tudo é possível.
Aí Pedro disse:
- Veja! Nós deixamos tudo e seguimos o senhor. O que é que nós vamos ganhar?
Jesus respondeu:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando chegar o tempo em que Deus vai renovar tudo e o Filho do Homem se sentar no seu trono glorioso, vocês, os meus discípulos, também vão sentar-se em doze tronos para julgar as doze tribos do povo de Israel. E todos os que, por minha causa, deixarem casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras receberão cem vezes mais e também a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos, e muitos que agora são os últimos serão os primeiros.

Comentário

Meus amigos
Jesus nos oferece hoje, como cada dia, um pãozinho pronto para meditar, saborear, comer e ..viver.
Três  reflexões
a) A riqueza (material, e aquela interior que é apego, ídolo) é empecilho para o Reino e o Evangelho de ontem do jovem rico é a prova. Não adiantas perguntar "quem pode entrar" no Reino. Ninguém que for apegado, escravo de ídolos entra nele. Pronto!  E só Deus pode fazer este milagre de curar os corações: a Ele nada é impossível.

b) Pedro e os doze deixaram tudo.. Não se trata de ver a quantidade deste tudo, mas a qualidade: deixaram por amor a Jesus. Tudo é tudo mesmo meu chapa!

c) A promessa de Jesus é clara e forte e passa nos séculos e chega até nós para quem deixou: "casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome".
Sim, só por Cristo vale a pena largar tudo. E se vem de encomenda também o centuplo  e a vida eterna, ótimo. Mas, para nós basta até só para amar Jesus.
Meu amigo\a: vocação é então deixar tudo por amor a Jesus.  Deixar tudo para o TUDO! É bárbaro!

Padre Mário Guinzoni OSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário