quarta-feira, 12 de setembro de 2012


Evangelho do dia

Felizes são vocês... (Lc 6,20-26)

Jesus olhou para os seus discípulos e disse:
- Felizes são vocês, os pobres, pois o Reino de Deus é de vocês.
- Felizes são vocês que agora têm fome, pois vão ter fartura.
- Felizes são vocês que agora choram, pois vão rir.
- Felizes são vocês quando os odiarem, rejeitarem, insultarem e disserem que vocês são maus por serem seguidores do Filho do Homem. Fiquem felizes e muito alegres quando isso acontecer, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Pois os antepassados dessas pessoas fizeram essas mesmas coisas com os profetas.
- Mas ai de vocês que agora são ricos, pois já tiveram a sua vida boa.
- Ai de vocês que agora têm tudo, pois vão passar fome.
- Ai de vocês que agora estão rindo, pois vão chorar e se lamentar.
- Ai de vocês quando todos os elogiarem, pois os antepassados dessas pessoas também elogiaram os falsos profetas.

Comentário

Podems dividir o Evangelho em duas partes.
a)As bem-aventuranças da planície de Lucas (para distinguir das bem-aventuranças da montanha de Mateus) são um auto-retrato do próprio Jesus. Em Lucas são somente quatro. De fato, Jesus é aquele se tornou extremamente pobre por amor; aquele que sempre teve fome de Deus, de amor e de paixão pela multidão; Jesus soube chorar sobre a cidade de Jerusalém, soube se entristecer diante da dureza de coração; Jesus foi sem dúvida nenhuma odiado, ultrajado, expulso..
b)Em contraposição em Lucas temos os 4 ai de Jesus: "ai de vós, ricos," "ai de vós, que estais fartos",  "ai de vós, que agora rides" "ai de vós, quando vos louvarem os homens".
É como se se defrontassem Deus e o mundo, o Reino de Deus e o reino da terra..reino que vive e como! dentro de nós, pois a ganância, o desejo de  passar por cima dos outros, de ser elojado é sempre forte em nós.
Como viver hoje  as bem-aventuranças? A primeira leitura (1 Cor 7,25-31) nos da uma dica certa e desconcertante, para nos converter mesmo: "O tempo tornou-se breve, e agora em diante aqueles que tem mulher  vivam como se  não tivessem, aqueles que choram como se não chorassem, aqueles que estão felizes, como se não se alegrassem, aqueles que compram como se não possuissem, aqueles que usam os bens do mundo como se não usasassem, pois, passa a figura este mundo!"
É uma luta que se trava em toda nossa vida vocacional e exige fazer uma escolha: escolher o bem-aventurado Jesus! E hoje também, celebramos a memória facultativa do Nome de Maria, e, portanto é escolher também viver como Maria e José: o casal bem-aventurado que viveu  Deus! Isto é vocação!

Bom dia
Padre Mário Guinzoni OSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário