terça-feira, 4 de setembro de 2012


Evangelho do dia

Jesus falava com autoridade (Lc 4,31-37)

Então Jesus foi para Cafarnaum, uma cidade da região da Galiléia. Ali ele ensinava o povo nos sábados. Eles estavam muito admirados com a sua maneira de ensinar, pois Jesus falava com autoridade. Havia um homem na sinagoga que estava dominado por um demônio. O homem gritou:
- Ei, Jesus de Nazaré! O que você quer de nós? Você veio para nos destruir? Sei muito bem quem é você: é o Santo que Deus enviou!
Então Jesus ordenou ao demônio:
- Cale a boca e saia deste homem!
Em frente de todos, o demônio atirou o homem no chão e saiu dele sem lhe causar nenhum ferimento. Todos ficaram espantados e diziam uns para os outros:
- Que tipo de palavras são essas? Este homem, com autoridade e poder, expulsa os espíritos maus, e eles vão embora.
E as notícias a respeito de Jesus se espalharam por toda aquela região.

Comentário

Hoje, depois que Jesus foi enxotado de Nazaré, se dirige a Kefar Naum (=aldeia de Naum, ou seja da consolação) na margem oriental do lago de Tiberiádes (ou Genezaret) a poucos Km de Nazaré; esta era  a cidade de Pedro, André e será o QG de Jesus no ministério da Galiléia. Se presume que no tempo de Cristo tivesse c erca de 1500 pessoas. Mudança estratégica de Jesus, pois, aqui nesta aldéia Jesus estava mais em contacto com o povo. Ele vai ao encontro do povo sendo lugar de encruzo com várias estradas romanas!
a) Jesus vai na sinagoga e fala com autoridade.
A autoridade de Jesus é baseada no fato que fala em nome dele e a sua palavra se realiza e além disso fala o que vive e vive o que fala!
b)A autoridade de Jesus é reconhecida até pelo demónio que grita a Jesus: chega de arruinar nosso negócios tu és o Santo de Deus! Uma profissão de fé em Jesus= fé sem amor claro, aquela do demónio !
c) Jesus fala: "Cale-se e saia". O demónio tem medo de Jesus e do Reino.Aqui temos, de fato, uma luta entre o bem e o mal. Jesus mais  uma vez se coloca dentro do projeto do Pai para salvar e instaurar o Bem.

Um bom discípulo\a de Jesus deve ser testemunha de Cristo em seu jeito de ser, falar, viver...Esta é sua autoridade! Seu testemunho é se confiar em Jesus  e professar com a vida que Ele é o Santo de Deus e continuar o projeto de Deus nomundo!
Só assim, será capaz de expulsar uns tantos demónios (bem presentes em todos nós) que dominam corações, comunidades. Fazer o bem, amar, já é calar a boca de tudo o que não é Deus!
A começar, claro, de nosso coração e de nossa vida.
E por isso pergunte-se: sua vida atrai para Jesus? Você vive um testemunho vocacional crível? Coma graça de Deus consegue fazer calar o mal em ti?
Vamos dar os nossos pulos gente!

Padre Mário Guinzoni OSJ  

Nenhum comentário:

Postar um comentário