quinta-feira, 6 de setembro de 2012


Evangelho do dia

Joguem as redes (Lc 5,1-11)
Certo dia Jesus estava na praia do lago da Galiléia, e a multidão se apertava em volta dele para ouvir a mensagem de Deus. Ele viu dois barcos no lago, perto da praia. Os pescadores tinham saído deles e estavam lavando as redes. Jesus entrou num dos barcos, o de Simão, e pediu que ele o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se e começou a ensinar a multidão.
Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão:
- Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os seus companheiros joguem as redes para pescar.
Simão respondeu:
- Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer.
Quando eles jogaram as redes na água, pescaram tanto peixe, que as redes estavam se rebentando. Então fizeram um sinal para os companheiros que estavam no outro barco a fim de que viessem ajudá-los. Eles foram e encheram os dois barcos com tanto peixe, que os barcos quase afundaram. Quando Simão Pedro viu o que havia acontecido, ajoelhou-se diante de Jesus e disse:
- Senhor, afaste-se de mim, pois eu sou um pecador!
Simão e os outros que estavam com ele ficaram admirados com a quantidade de peixes que haviam apanhado. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão, também ficaram muito admirados. Então Jesus disse a Simão:
- Não tenha medo! De agora em diante você vai pescar gente.
Eles arrastaram os barcos para a praia, deixaram tudo e seguiram Jesus.

Comentário

Esta pesca milagrosa é uma alegoria vocacional da Igreja e de nossa vida. Vejamos.
a)A barca. Jesus já estava na casa de Pedro e agora sobe no barco de Pedro= a Igreja,mas, ao mesmo tempo o barco de nossa vida. No barco, no lago, um cenário e uma cátedra natural Jesus senta e ensina: atitude do Rabi, de Mestre da Palavra.
b)"Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar."  Jesus lança um belo desafio para aqueles pescadores experimentados: nada tinham pescado a noite! E a pesca normalmente se faz a noite não é? Um pedido desconcertante, pois, já estavam cansados e frustrados! Pedido feito á Igreja de todo tempo, para cada um de nós para além de cansaços, frustraões, desânimos, vontade de chutar o balde...Tinham pescado sem Jesus!
c) "Simão respondeu-lhe: Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede". Pedro, sempre ele, na sua generosidade, aposta na Palavra de Jesus. Única palavra certa na qual confiar é Jesus ó MESTRE! Lançar as redes só na palavra dele= lançar-se na vocação, na aventura da fé, na luta do dia a dia só por Ele: só por Cristo, pela fé nEle no abandono no seu amor.
d) "Apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia". Com Jesus a pesca se torna milagrosa, estrondosa, formidável! A Igreja sempre comprovou isto até hoje e cada um de nós também já experimentou que com Ele o trabalho, a vida,  a luta ganham outro sabor! É uma catequese clara para as primeiras comunidades e para hoje.
e) "Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador". Muito lindo o ato de fé de humildade de Pedro e nele da Igreja. Eu tenho esta humildade?
f)"Não temas; doravante serás pescador de homens. 11E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram"  Depois desta experiência de Jesus não dá para temer. Se enfrenta tudo e se tem a coragem de deixar tudo. Este convite é para mim, todos.. para você! Estaá disposto a deixar tudo por Cristo? O que espera?
 O texto é hipervocacional e Ele chama você. Agora!

Padre Mário Guinzoni OSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário