terça-feira, 25 de setembro de 2012


Evangelho do dia (Lucas 8, 19-21)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas –
Naquele tempo, 19A mãe e os irmãos de Jesus foram procurá-lo, mas não podiam chegar-se a ele por causa da multidão. 20Foi-lhe avisado: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e desejam ver-te. 21Ele lhes disse: Minha mãe e meus irmãos são estes, que ouvem a palavra de Deus e a observam. - Palavra da salvação.

Comentário

Ouvir a Palavra e colocá-la na prática
Jesus não renega sua família, como a primeira vista pode parecer, mas a amplia apresentando uma nova família da qual fazem parte todos os discípulos\as. Condição para participar desta família: a) ouvir a Palavra b) praticá-la. E quem duvida que Maria não foi a discípula perfeita neste sentido?
Palavra escutada deve se tornar Palavra praticada. A vida de Maria foi toda assim. Vejamos.

a)Maria Realiza em cheio as três  condições do discipulado:

·        Escuta da Palavra ( Lc 1,38)
·        Conservá-la no coração ( Lc 2,51)
·        Vivê-la na prática (Lc  11,28)

b) Conteúdos de seu discipulado

·        Capacidade de diálogo na Anunciação
·        Contemplação em Nazaré
·        Atenção carinhosa em Caná
·        Silêncio, aos pés da cruz.
·        Educação com Jesus, e com a Igreja
Escreve um autor. “A discípula, mãe e crente Maria é modelo da Igreja de como se acolhe a Palavra na Anunciação; de como se difunde e anuncia  a Palavra  na visitação; de como se gera a Palavra na Natividade; de como se apresenta a Palavra ao mundo na Epifania; de como se conserva a Palavra dentro de si na vida em Nazaré; de como se acredita na Palavra em Caná;  de como se permanece fiel  à Palavra na  Cruz; e de como se testemunha a Palavra na  Pentecostes”.
Por isso, Maria é modelo de toda a Igreja e, portanto, nosso modelo. Se quisermos fazer parte da família de Jesus só nos resta durante toda a vida e a vida toda:

OUVIR A PALAVRA

VIVÊ-LA NO DIA A DIA.
Assim como Maria poderemos gerar Jesus em nós e nos outros: com a Palavra no coração e na vida. E haverá uma vocação mais fascinante do que esta: de como Maria ser Mãe da Palavra?

Padre Mário Guinzoni OSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário