sábado, 8 de setembro de 2012


Evangelho do dia

Natividade de Maria (Mt 1,1-16.18-23)

Esta é a lista dos antepassados de Jesus Cristo, descendente de Davi, que era descendente de Abraão.
Abraão foi pai de Isaque, Isaque foi pai de Jacó, e Jacó foi pai de Judá e dos seus irmãos. Judá foi pai de Peres e de Zera, e a mãe deles foi Tamar. Peres foi pai de Esrom, que foi pai de Arão. Arão foi pai de Aminadabe, que foi pai de Nasom, que foi pai de Salmom. Salmom foi pai de Boaz, e a mãe de Boaz foi Raabe. Boaz foi pai de Obede, e a mãe de Obede foi Rute. Obede foi pai de Jessé, que foi pai do rei Davi.
Davi e a mulher que tinha sido esposa de Urias foram os pais de Salomão. Salomão foi pai de Roboão, que foi pai de Abias, que foi pai de Asa. Asa foi pai de Josafá, que foi pai de Jorão, que foi pai de Uzias. Uzias foi pai de Jotão, que foi pai de Acaz, que foi pai de Ezequias. Ezequias foi pai de Manassés, que foi pai de Amom, que foi pai de Josias. Josias foi pai de Jeconias e dos seus irmãos, no tempo em que os israelitas foram levados como prisioneiros para a Babilônia.
Depois que o povo foi levado para a Babilônia, Jeconias foi pai de Salatiel, que foi pai de Zorobabel. Zorobabel foi pai de Abiúde, que foi pai de Eliaquim, que foi pai de Azor. Azor foi pai de Sadoque, que foi pai de Aquim, que foi pai de Eliúde. Eliúde foi pai de Eleazar, que foi pai de Matã, que foi pai de Jacó. Jacó foi pai de José, marido de Maria, e ela foi a mãe de Jesus, chamado Messias.
O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe, ia casar com José. Mas antes do casamento ela ficou grávida pelo Espírito Santo. José, com quem Maria ia casar, era um homem que sempre fazia o que era direito. Ele não queria difamar Maria e por isso resolveu desmanchar o contrato de casamento sem ninguém saber. Enquanto José estava pensando nisso, um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse:
- José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.
Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta:
"A virgem ficará grávida e terá um filho que receberá o nome de Emanuel."
(Emanuel quer dizer "Deus está conosco".)

Comentário

Natividade de Maria
(Miqueias 5,1-4 - Mateus 1,1-16.18-23)

a) Chico Buarque numa música de 1965, mas uma obra prima, Pedro Pedreiro, canta as esperanças do homem pobre e humilde, que pouco conta na vida. Espera por salário trem, o aumento, sol, carnaval, um filho.. “Pedro não sabe, mas, talvez no fundo espere alguma coisa mais linda que o mundo, maior do que o mar...”. Pedro pedreiro é a esperança de toda a humanidade.

b) Foi também a esperança do povo hebreu e a nossa hoje: libertação, amor, sede de Deus. Mas, a boa notícia veio! O kerigma é a verdade essencial: Deus inventa uma nova história e se encarna! Uma boa  nova, no AT e no tempo de Jesus  era anunciada por uma trombeta chamada  Kerix e por isso falamos de Kerigma. A graça vence e o pecado é derrotado. Deus vence. Sempre.
c) Esta história de certa forma começa com a festividade de hoje.

Uma história feita de humildes e de realidades pequenas escrita pelo dedo de Deus na contramão: Belém aldeia pequena, Maria mulher criança, uma criança que é Jesus.. Tudo é pequeno. E os personagens: O menino é Deus e nasce do ES, através de Maria. José colabora neste projeto de forma discreta, mas, eficaz e cheio de amor para com  Deus e para com Maria. Quer se afastar como indigno, mas, depois diz o seu sim, com generosidade, quando Deus o convoca. Todos os personagens dizem SIM em função de Jesus encarnado

d)Em Maria criança nós vemos a aurora de Deus na história: o projeto de salvação inicia a se desencadear. História de graça. A genealogia (facultativa na liturgia de hoje) mostra uma história humana nem sempre linda: pecados sangue, mortes.. Jesus se encarna nesta história e a torna história de salvação.

e)E nós hoje somos parte desta história. Como?

.  Somos continuadores dela com o nosso sim pessoal e vocacional;

.  podemos optar pela humildade e valorizar as coisas pequenas, pois Deus agiu assim;

.  saber ver nos acontecimentos tristes da história um rosto escondido de Deus que sempre age (tudo concorre para o bem..)
.  a fé de José e Maria que se tornam confiança em Deus são paradigma de vida também para nós.
Bom final de semana gente!

Padre Mário Guinzoni OSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário