sábado, 8 de setembro de 2012

Mês da Bíblia 2012: "Coragem, levanta-te! Ele te chama!"


Neste mês da Bíblia de 2012 somos convidados a refletir o Evangelho de Marcos, com o tema: “Discípulos missionários a partir do Evangelho de Marcos”. E Com o lema capitulo 10,49: “Coragem, Levanta-te! Ele te chama!”. Ele mostra o que o próprio evangelista Marcos quer acentuar no nosso discipulado missionário de Cristo: é preciso a atitude da coragem para acolher Jesus Cristo, o “Messias e Filho de Deus”; é preciso a atitude da prontidão sem reservas para seguir o “Mestre”; é preciso a atitude de deixar-se cativar pelo “Cristo e o Reino de Deus irrompido Nele”. O Evangelho de Marcos tem Palavra Divina para a nossa descoberta e vivência como discípulos missionários de Jesus Cristo.  
“Coragem, Levanta-te! Ele te chama!” – A historia do cego de Jericó (Mc 10,46-52) é a história de milhões de homens e mulheres de ontem e de hoje, mas com uma diferença: a força de vontade.  Esse cego, chamado Bartimeu, estava sentado à beira do caminho, mendigando. Ao saber que era Jesus de Nazaré, pôs-se a gritar: “Filho de Davi, Tem compaixão de mim”! Muitos o repreendiam para que se calasse, mas ele gritava ainda mais: “Filho de Davi, tem compaixão de mim!”. Os que o repreendiam estavam agindo como a maioria dos indiferentes às situações do próximo, indiferentes à fome, miséria, injustiça e aos sistemas de exclusão da vida. O cego gritando com mais força, fez sua voz chegar a Jesus que, ouvindo seu clamor, deteve-se. Com certeza os que repreendiam ficaram indignados, mas Jesus não, e lhes ordenou: “chamai-o!” Surpresos alguns se apressaram e disseram: “Coragem, levanta-te, ele te chama!” Ele jogando para trás o manto de cego, caminha na direção de Jesus. Jesus lhe pergunta: “Que queres que eu faça?” a resposta é simples: “Que eu veja!” A cura desperta a fé e o seguimento de um novo discípulo. 
O cego quer ver, não apenas enxergar. Ele quer entender tudo a respeito do reinado de Deus, anunciado por Jesus Cristo. É a distinção entre a cegueira física e cegueira espiritual. Quem é fisicamente cego pode ser bom, correto e justo consigo e com os outros. O grande problema é a cegueira espiritual, aquela que transforma o ser humano em bárbaro, mau, perverso e sádico. A fé que este cego tinha permitiu-lhe enxergar, primeiro, com os olhos físicos e, em seguida com os olhos da fé: “Vai, a tua fé te curou” (Mc 10,52). 
O seguimento do cego, que vê, transforma-se num paradigma cristão da inversão da lógica social. As leis mostram os erros e o pecado, mas o perdão mostra o retorno, a conversão, a mudança. 
Peçamos ao Senhor a graça de poder ver com os olhos da fé e contemplar sempre as suas maravilhas.

Fonte: Texto-Base e encontros para Estudos e Reflexão. Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblica-Catequética. CNBB. 1o edição 2012


Ir. Roseli Pini, osj.

Nenhum comentário:

Postar um comentário