terça-feira, 25 de setembro de 2012

Os Adolescentes e a Religião


Os adolescentes, neste tempo em que caminho com eles, sempre foram para mim uma incógnita quando o assunto era Deus. Alguns estão empenhados na comunidade, participam de Grupos de Jovens, outros até são lideranças sérias. Mas, também há aqueles que nem querem ouvir falar disso tudo.
Contudo, venho amadurecendo a idéia de que a sintonia dos adolescentes com Deus deve acontecer livremente, sem pressões, e desfrutando do exemplo dos educadores: pais, amigos, padres, professores, enfim, de toda a comunidade.
Estava lendo um livro do Pe. Zezinho, que tanto admiro pelo amor que nutre por essa garotada, e fiquei absorvido pelas idéias simples e profundas que se encontravam num dos temas:
“Entrar em sintonia com Deus”, do livro “O agitado coração adolescente”, que indico aos nossos adolescentes, mas também aos pais e educadores.
Esta reflexão me inspirou a tratar deste tema com mais naturalidade e com paciência e testemunho:
- deixar com que nossos adolescentes entrem sintonia com sua religião e, conseqüentemente, com Deus de forma apaixonante e não temerosa. Transcrevo aqui a parte que mais me impressionou e que aconselho a vocês lerem. São conselhos de um homem que dedica a sua vida para colocar pessoas em sintonia com Deus.

ENTRAR EM SINTONIA

Entrar em sintonia com os amigos é relativamente fácil. A gente os vê, sente, ouve, brinca junto, conversa e sente sua presença. Com Deus já não é tão fácil, não por causa dele, mas por nossa causa.
A gente não o vê, não ouve o som de sua voz, não consegue nem fazer idéia de como ele é. Só sabemos que ele é bom e é pai e nos ama infinitamente. E isso, embora lindo, não basta para muita gente. Saber uma coisa não é compreender todo o seu significado.

SEM PRESSÃO

Como no seu rádio transistor, uma coisa é saber escolher a estação e outra é sintonizar de tal maneira que, mesmo baixinho, a gente entenda tudo. Quando o som é alto demais a mensagem acaba deturpada, quando é baixo demais não é ouvida e quando a sintonia é mal feita, há interferências que atrapalham nosso ouvido e nossa compreensão.

Dá-se o mesmo com Deus.
Aprender a sintonizar com ele é tarefa de toda uma vida. E quem não quer saber mais sobre ele, não lê, não estuda, não ouve, não procura sentir sua presença, não reza, não abre o coração para ver as obras que vieram dele, dificilmente fará amizade séria com o Criador de tudo. Ele quer, mas não pode forçar você ou eu a amá-lo. Amor não pode ser à força. Ou é livre ou não é amor.

COMO CONVERSAR COM DEUS

Alguns jovens e adolescentes não gostam de rezar. Acham uma coisa chata, enfadonha, perda de tempo. Talvez porque não tenham nunca aprendido a rezar. E é muito importante saber conversar com Deus em linguagem da gente. Não quero comisso dizer que não se deva rezar o Pai Nosso ou outras orações que são linguagem de todos. Mas é preciso tratar a Deus como se trata o melhor pai e o melhor dos amigos.

DEUS NOS ENTENDE

Deus é alguém que entende nosso modo de ser. Desde o nosso primeiro instante ele sintoniza conosco. O que falta é nós sintonizarmos com ele. Sentir gratidão por nos haver chamado à vida. Mostrar abertura e compreensão pelas limitações e sofrimentos que carregamos, entendendo que, se o Pai os permite, não é porque goste menos de nós. Deus, como bom Pai, pode colocar sentido também ali onde a gente não o encontra.
Lembro-me de um rapaz de dezessete anos, vítima de paralisia, que ao ouvir uma garota exclamar revoltada que ele era tão bonito e que Deus não devia ter feito isso com ele, respondeu à queima-roupa:
- Então, na sua opinião. Deus só devia permitir paralisia nos feios? Ela tentou explicar-se, mas ele suavemente a interrompeu: - Não se preocupe comigo, garota! Eu sei ser feliz nessa cadeira de rodas. Você é que não está sabendo ser feliz em pé. Não brigue com Deus por causa do sofrimento dos outros. Ele sabe cuidar da gente, em pé ou numa cama!

DEUS ESPERA

Foi uma das lições mais bonitas de sintonia com Deus. E conheço muitas dessas almas. Não há idade para sintonizar com Deus. Há quem o consiga aos doze anos e conserve tal sintonia maravilhosa e cheia de força interior por toda a vida. Há quem só a descubra depois de muitas cabeçadas aos cinqüenta ou sessenta anos. Deus espera. Mas seria fabuloso se, com você, não fosse preciso tanta espera. Por que não sintonizar com Ele desde já?

O agitado coração adolescente
Autor: Pe. Zezinho

Fonte: http://www.pimenet.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário