domingo, 9 de setembro de 2012


XXIII º DOMINGO DO TEMPO COMUM-B

 “Abre-te!”
Abrir-se, ouvir, acolher, deixar entrar, dar espaço, partilhar, dar chance, escancarar o coração, integrar o mundo dentro de nós, sair de si, fazer entrar os outros e, sobretudo o OUTRO! Abrir-se a Deus, aos outros como se abre uma porta uma janela, um baú, para que as nossas feridas sejam curadas pelo “Vento” da Vida.
Tudo isso, implica despojamento: “de –centrar -se” para centra-se em Deus e no irmão e “fazer bem todas as coisas” (v. 37). Um programa de vida e de conversão. É o convite deste domingo.

Garimpando no Evangelho de  Marcos 7, 31-37
“Ele deixou de novo as fronteiras de Tiro e foi por Sidônia ao mar da Galiléia, no meio do território da Decápole” (v. 31).
Jesus está em território pagão, estrangeiro.
“Jesus tomou-o à parte dentre o povo” (v. 33)
Age sem publicidade, mas age só para ele: encontro pessoal.
“Pôs-lhe os dedos nos ouvidos e tocou-lhe a língua com saliva. E levantou os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: Éfeta!, que quer dizer abre-te”(v. 33-34).
Os gestos que Jesus faz com os dedos, saliva e o fato de suspirar indicam que Jesus se compromete todo para salvar este homem. ÉFETA= abre-te é palavra aramaica parece ser palavra dita para impressionar, mas, não é assim, pois, sua eficácia é baseada na pessoa amorosa de Jesus.
“No mesmo instante os ouvidos se lhe abriram a prisão da língua se lhe desfez e ele falava perfeitamente” (v. 35).
A palavra de Jesus com o seu amor realizam o milagre de ouvir e falar instantaneamente.
“Ele fez bem todas as coisas; fez que ouçam os surdos e falem os mudos”(v.37).
Jesus realiza a profecia de Isaias 35,5 e os pagãos percebem os sinais proféticos e messiânicos e se abrem à fé.
A Palavra se abre
Primeira Leitura: Is 35,4-7
Olhando Isaias  num contexto um pouco maior (35,1-10) descobrimos que o trecho  quer relatar a volta do povo do exílio num “clima” messiânico. É uma passagem do primeiro Isaias, mas espiritualmente é já pós-exílico, conforme alguns intérpretes, por estes elementos:
a)a natureza muda e se enche de festa e alegria: o deserto se torna fértil e vai jorrar água e ter vida; b) as pessoas cansadas e “desalmadas” se revigoram e voltam a ser fortes, sem medo e depressão; c) cegos  vão enxergar, surdos vão ouvir, coxos caminhar, mudos falar. É a marcha dos “mutilados de Javé” os privilegiados de Deus, pois Ele é o Deus dos que não tem voz, defesa, liberdade. E também, não é o Deus dos panos quentes!
Segunda leitura Tg 2,1-5
Neste texto de hoje encontramos a única vez que Jesus é expressamente nomeado na carta de Tiago e num contexto social, de fraternidade, amor aos pobres. Na carta se declaram perversos (v. 4) os julgamentos de quem discrimina pessoas em base à sua condição econômica (v. 5). De total atualidade hoje!
Evangelho: Mc 7,31-37
Estamos em território pagão: o Evangelho é aberto a todos os povos.
O surdo e mudo é símbolo do paganismo ou simplesmente da pessoa que deve receber o Evangelho ou fechada à voz de Deus.
Impor as mãos = acolher\abençoar\curar\ amar.
Os gestos de Jesus: afastar o homem, por os dedos, a saliva, gemido= é toda a força de Jesus, homem Deus que se compromete com este pagão.
Efetá = não é magia, mas AMOR; por isso que o povo diz “Tudo Ele tem feito bem”. Comparar com o texto da criação (Gn 1,31) quando Deus viu que tudo era muito bom.
A Lectio na vida
Ponto de partida para um caminho de discipulado: Jesus, hoje, nos convida que eu, você nos coloquemos no lugar daquele surdo mudo...
·         Pense: Jesus, levando o surdo e mudo (= você) para longe: Ele quer um encontro pessoal com ele (= contigo).
·         Um surdo - mudo se assemelha a cada um de nós quando não ouvimos e, portanto, não conseguimos falar a Palavra. Aí, nosso coração é “território pagão” e somente com o amor, a surdez e o mutismo desaparecem.
·         Jesus, primeiro cura os ouvidos, depois a boca: a catequese é antes de tudo escuta assimilação, e só depois anúncio.
·         Deus, na Bíblia, também escuta, fala enxerga; e nos ensina a ver ouvir falar enxergar como Ele. Eis o desafio: ouvir, ver e falar como Deus: com os ouvidos, os  olhos  e a boca dele!
·         “O primeiro serviço que devemos fazer aos irmãos é aquele da escuta, pois, quem não sabe escutar o próprio irmão, logo não saberá também escutar Deus, será sempre ele a falar, também com o Senhor”. (Dietrich Bonheffer- pastor luterano: Breslau, 4 de fevereiro de 1906 – morreu enforcado em Berlim pelos nazistas, 9 de abril de 1945). 
·         Mas, atenção: aprender a escutar, mas, também, ao mesmo tempo, a falar palavra certa em casa, na família, na comunidade, na sociedade, na política, no mundo das pessoas carentes com sede de atenção e carinho...
Atenção: uma escuta fundamental é a escuta dos pobres, dos que sofrem dos excluídos hoje, doentes, idosos, jovens sem rumo na vida... Atenção: são os preferidos de Deus! “Precisamos despertar do sono da inumanidade” (J. Sobrino). OBS: a política vem aí gente!
A Lectio na oração.
v  No Rito do Batismo, há uma oração muito significativa no momento  do Efatá:

"O Senhor Jesus, que fez os surdos ouvirem e os mudos falarem, te conceda que possas logo ouvir a Palavra e  professar a fé para louvor e glória de Deus Pai."

v  Jesus abre a minha mente, o meu coração, toca meus lábios, meus olhos, minha boca, meus pés... e diga para mim também, “levanta-te e anda” (Mt 9,5). Só assim poderei  anuncia Tua Palavra!

Padre Mário Guinzoni OSJ - Bom final de semana para todos\as

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