domingo, 14 de outubro de 2012


28 Domingo do T.C- Ano B

Outubro: mês de bênçãos e compromissos.
Este mês de outubro é mesmo muito abençoado: além de ser o mês missionário, neste ano celebramos o Sínodo dos Bispos em Roma com o tema  a Nova Evangelização para a transmissão da Fé de 7 a 28 de outubro; inicia o ano da fé dia 11 na ocasião dos 50 anos do Concílio Vaticano II e 20 anos do Catecismo da Igreja Católica; celebramos no dia 12  Nossa Senhora Aparecida Rainha e Padroeira do Brasil e o dia das crianças;  é o mês do Santo Rosário com a memória mariana especial que foi dia 7; é o mês de grandes santos como Terezinha, Francisco Teresa de Ávila.... É mesmo para mergulhar em tanta graça de Deus e lembrar que cada um\a é chamado\a a viver a sua fé no dia - dia  até na nossa vida civil e política (primeiro turno e segundo turno das eleições onde houver) para construir o Reino de Deus, o sonho de Jesus com a Sabedoria (primeira leitura), com a Palavra (segunda leitura) com uma escolha decidida de Jesus (Evangelho).  

O que diz o Evangelho: Mc 10,17-30
“Alguém correu e se ajoelhou diante dele”. (v. 17)
Trata-se tradicionalmente do jovem rico conforme Mt 19,20 ainda que nem Marcos e nem Lucas falem a respeito da sua idade. Fica de joelhos: detalhe só de Marcos.
“Você conhece os mandamentos.... (v.19).
Jesus quer conduzir este homem para além dos 10 mandamentos e relembra a ele aqueles que falam dos relacionamentos com as pessoas e acrescenta um que nem está no Decálogo formulado assim: não cometas fraudes” (v.19) de forma genérica.
“Fitando-o, Jesus o amou” (v 21)
O Evangelho está cheio de olhares de Jesus! Podemos imaginar o olhar de Jesus, sobre Zaqueu, a Samaritana, a pecadora, Pedro “traidor”, sobre os pobres, os pecadores (Mc 3,5. 34; 5,32; 10,23,11,11).... Mas desta feita, Jesus, olha mesmo para dentro e “ama” esta pessoa! Único texto dos sinóticos que fala do sentimento do amor de Jesus enquanto João está repleto disso.
“Uma só coisa te falta: vai, vende tudo....” (v 21).
Ser fiel  aos mandamentos não é tudo. Pode até deixar orgulhoso de estar em paz com Deus que seria uma prática tipo farisaica.  Jesus pede um passo radical!
Foi embora triste!(v.22)
Foi embora triste quem sabe pelo apego e por não querer renunciar ás riquezas. Mas a tristeza é sinal que o convite de Jesus calou no seu coração!
“Como é difícil um rico entrar no reino dos Céus.” (v 23)

Os apóstolos que ficam “assombrados” (v. 24) com suas palavras começam a entender  que precisam deixar mesmo tudo! Mas  Jesus dará tranquilidade a eles dizendo “a Deus é tudo possível!”(v 27).
“Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. (v. 28)
Jesus responde: “Quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos.. receberá cem vezes mais, agora... com perseguições!” (v 29-30). Querendo dizer com isso que, quem é capaz de deixar, partilhar, doar tudo por causa do Evangelho é o verdadeiro discípulo. Isto ontem hoje e sempre. O Evangelho não muda nunca! O cêntuplo não é só para a outra vida, mas,já para esta, todavia, precisa perseverar até à vida eterna como sugere a frase “no século vindouro” (v. 30).

O Evangelho na vida
a)Viver os mandamentos
Jesus nos convida a viver os mandamentos. E, neste caso, Jesus faz uma lista dos mandamentos, digamos, mais na linha “social” e comunitária: “não matar, não cometer adultério, não roubar, não levantar falso testemunho, honrar pai e mãe...”. Não cita, por exemplo, amar a Deus. Isto faz pensar!? Claramente a vida cristã se vive no concreto da comunidade, social e eclesial e amar os irmãos é amar a Deus. O cristão que é você e eu e todos deve se convencer que é na sociedade, na família, no trabalho, no calor da luta do dia, que se trava a sua batalha da fidelidade a Deus. ISSO  TAMBÉM É MISSIONARIEDADE!
b)Partilhar e desapegar-se.
As riquezas (todo tipo de riqueza!) não são por si empecilho para ser cristão. Mas a uma condição: que sejam partilhadas! Dinheiro, inteligência, dons, talentos não são para serem “guardados” em cofres a sete chaves, mas para serem oferecidos aos outros a quem precisa! Cá entre nós temos algo sempre para vender, estamos apegados a muitas coisas que nem são necessárias. Gente: limpeza de coisas, limpeza da alma limpeza do coração= limpeza de todos os apegos.. Desapego e pobreza  não pela pobreza,   partilha não pela partilha, MAS POR ELE E O REINO!
c)Escolher Deus
Caminho de todos, a vocação universal de ser discípulo e missionário.   É sempre necessária, em todas as estações da vida, uma escolha de Deus firme e clara: “Para Deus tudo é possível” (v.27). Escolher Deus em concreto é:  a) escolher a SABEDORIA como fez Salomão (primeira leitura): Não comparei a ela a pedra preciosa, porque todo o ouro ao lado dela é apenas um pouco de areia, e porque a prata diante dela será tida como lama” (Sb 7,9); b) escolher a PALAVRA  (segunda leitura) que é  “viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma” (Hb 4,12); c) escolher JESUS: “vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me” (Mc 10,20).   Proposta que vale para todos!
O momento da oração
O salmo 89, responsorial. Saboreie esta frase: Saciai-nos, ó Senhor, com vosso amor.

Oração Missionária 2012
Ó Deus, derramai a vossa bênção sobre a obra da evangelização. Acompanhai vossos missionários e despertai em nós maior solidariedade na partilha da nossa fé com todos os povos, construindo o vosso reino. Isto vos pedimos por Cristo nosso Senhor.

No ano da fé: olhos fixos em Cristo
“Ao longo deste tempo, manteremos o olhar fixo sobre Jesus Cristo, «autor e consumador da fé» (Hb 12, 2): n’Ele encontra plena realização toda a ânsia e anélito do coração humano. A alegria do amor, a resposta ao drama da tribulação e do sofrimento, a força do perdão face à ofensa recebida e a vitória da vida sobre o vazio da morte, tudo isto encontra plena realização no mistério da sua Encarnação, do seu fazer-Se homem, do partilhar conosco a fragilidade humana para a transformar com a força da sua ressurreição. N’Ele, morto e ressuscitado para a nossa salvação, encontram plena luz os exemplos de fé que marcaram estes dois mil anos da nossa história de salvação” ( Bento XVI- Porta fidei nº 13)

Bom domingo para todos\as- Pe. Mario Guinzoni OSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário