Evangelho do dia (Mateus 18,
1-5.10)
Proclamação do Evangelho de Jesus
Cristo, segundo Mateus –
Naquele tempo, 1Neste momento os
discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: Quem é o maior no Reino
dos céus? 2Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse: 3Em
verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como
criancinhas, não entrareis no Reino dos céus. 4Aquele que se fizer humilde como
esta criança será maior no Reino dos céus. 5E o que recebe em meu nome a um
menino como este, é a mim que recebe. 10Guardai-vos de menosprezar um só destes
pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face
de meu Pai que está nos céus. - Palavra da salvação.
02 DE OUTUBRO: SANTOS ANJOS DA GUARDA
Mateus 18, 1-5. 10
A memória de hoje nos oferece algumas meditações para nossa vida concreta.
ESTAR NA PRESENÇA DE DEUS, e contemplar a face do Pai são uma primeira mensagem que se destaca na liturgia de hoje. De fato, já na primeira leitura, em Ex 23, 21 lemos:“Está de sobreaviso em sua presença,e ouve o que ele te diz. Não lhe resistas, pois ele não te perdoaria tua falta,porque meu nome está nele”. O mesmo pensamento o encontramos no Evangelho: “Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus. (v. 10) O anjo nos proporciona a possibilidade de estar na presença de Deus.
OS ANJOS NOS GUARDAM NO CAMINHO, afirma o Salmo responsorial 90. Portanto, sabemos pela fé, que os Anjos e de forma especial aos Anjos da Guarda, tem a missão de ajudar-nos a espiritualizar nossa vida, ou seja, a não ficar apenas terra-terra, mas saber olhar para o céu e para dentro de nós..
JESUS ACREDITA NOS ANJOS e isto é bem claro no Evangelho. Nós humanos temos muita dificuldade em acreditar neles, afinal “escapam” aos sentidos! Curioso que não temos a mesma dificuldade em acreditar nas opiniões dos outros, nas notícias que nos chegam pela boca dos outros e até em horóscopos e outras coisas semelhantes. Por que será?
HUMILDES E CRIANÇAS. Esta mensagem volta nestes dias com insistência e somente quando teremos um coração de criança, na vida comunitária e social, e quando seremos um pouco mais humildes poderemos entender os Santos Anjos da Guarda que uma tradição hebraica chamavam de “Anjos do rosto”.
Padre Fabre, um dos primeiros jesuítas, bem aventurado, viajava muito e devia encontrar muitas pessoas, e até protestantes. Quando devia se encontrar com alguém especial difícil, orava o seu Anjo da guarda e obtinha muitas graças e até milagres. Assim ele se colocava na presença de Deus e irradiava sua luz nos outros..Um bom exemplo, para que nossos relacionamentos irradiem mais beleza e amor.
Padre Mário Guinzoni OSJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário