segunda-feira, 1 de outubro de 2012


Evangelho do dia

Quem é o mais importante? (Lc 9,46-50)

Os discípulos começaram a conversar sobre qual deles era o mais importante. Mas Jesus sabia o que eles estavam pensando. Então pegou uma criança e a pôs ao seu lado. Aí disse:
- Aquele que, por ser meu seguidor, receber esta criança estará recebendo a mim; e quem me receber estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que é o mais humilde entre vocês, esse é que é o mais importante.
Quem não é contra vocês é a favor de vocês.
João disse:
- Mestre, vimos um homem que expulsa demônios pelo poder do nome do senhor, mas nós o proibimos de fazer isso porque ele não é do nosso grupo.
Então Jesus disse a João e aos outros discípulos:
- Não o proíbam, pois quem não é contra vocês é a favor de vocês.

Comentário

SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS
O mês de Outubro é o mês missionário e neste ano, a Campanha missionária tem por lema: “Brasil missionário partilha tua fé”.
Jesus ensina no Evangelho de hoje os seus a passar da lógica da pequenez para aceder à grandeza; a imagem de uma criança torna-se ícone de Jesus, de Deus e do seu ES para o discípulo que para seguir Jesus deve viver o “estilo criança” na humildade. Por uma coincidência de Deus o Evangelho de hoje nos projeta nesta espiritualidade de criança e este evangelho  cai bem no dia de Santa Terezinha aquela que se  tornou grande porque se fez  pequena por amor ao menino Jesus: a infância espiritual é a sua pequena via de santidade.
O mês começa com a memória de Santa Terezinha: uma jovem de 24 que viveu sempre no convento de Lisieux (França) depois dos 15 anos e apenas depois de 50 anos de sua morte é declarada padroeira das missões e doutora da Igreja pelos seus escritos e ensinamentos de uma espiritualidade desconcertante que vai contra a maré do mundo. Ela ensina que quem colocar a sua generosidade antes da misericórdia e do amor de Deus é simplesmente soberbo e quem recebe aquilo que Deus lhe doa com a simplicidade de uma criança alcança a santidade: é feliz de não saber fazer nada e recebe tudo de Deus. É uma atitude espiritual que nada tem a ver com passividade e isto ela viveu na sua doença que a levou à morte. Os projetos de Deus são diferentes de nosso orgulho humano.
Vamos conferir alguns pensamentos de Santa Terezinha para aprofundar a sua espiritualidade da Infância espiritual e a profundidade deste evangelho.

Procuro fazer de minha vida um ato de amor e por isso não me preocupo de ser  uma alma pequena, mais ao contrário  me alegro.

No coração da Igreja, eu serei o amor.

Há muito tempo Jesus e a pobre Teresa se olharam e se compreenderam! Já era uma fusão, não mais  duas pessoas. Teresa tinha desaparecido como uma gota de água se perde no oceano

Deus escolho tudo: não quero ser santa pela metade!

Nesta terra é só o primeiro passo que custa!

O zero por si não tem valor, mas colocado perto da unidade, torna-se poderoso. Claro: deve ser colocado no lugar certo, depois não antes!

Eu sofro só agora. É quando se pensa ao passado ou ao futuro que acontece o desespero e o desânimo!

O caminho da Infância espiritual, e a estrada da confiança  e do total abandono. Jogara Jesus as flores dos pequenos sacrifícios

Tu sabes Senhor, que para te amar aqui na terra, não tenho que o dia de hoje.

Um instante é um tesouro!

Eu não morro! Entro na VIDA!

Padre Mário Guinzoni OSJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário