quarta-feira, 10 de outubro de 2012


Vocação: Um caminho para o amor, renúncia, doação e desafios.

São José Marello nosso pai e fundador, em seus escritos nos ensina que devemos estar atentos a vontade de Deus dizendo-nos assim: “ Digamos sempre em concórdia; seja feita a vontade de Deus em tudo e, nesse meio tempo, meditamos sobre os fatos que se sucedem com a permissão divina. viver dia após dia, esforçando-se para reconhecer em cada acontecimento a vontade de Deus nosso Senhor”.

Sabemos que vocação é um chamado de Deus, que fica aguardando uma resposta de quem o chamou.
Ainda nos dias  atuais o mundo necessita de homens e mulheres que entreguem sua vida com amor e docilidade a Cristo, interagindo-se e assumindo a missão de anunciar o evangelho, cumprindo as palavras do próprio Jesus: “Ide por todo mundo, pregai o Evangelho a toda criatura”.
Não temas servo meu, à quem eu escolhi...(Is 44,2)
 Não tenhais medo ide anunciar a meus irmãos...(Mt 28,10)
Somos escolhidos por Deus, o Senhor nos quer em seu projeto, quer fazer de nós a sua obra prima, quer nos moldar como  um vaso nas mãos do olheiro.
Devemos estar atentos em responder o nosso chamado, devemos estar de prontidão, para que não aconteça o que diz Santo Agostinho: “Tenho medo que Deus passe e eu não O perceber”.
É claro que no decorrer do percurso, vamos nos deparar com situações que nos impede ou nos impossibilita de nos encontrarmos com o Deus vivo e escutar o seu apelo.
O inimigo fica atento, apreensivo com que nos desviamos do caminho. Procura por diversas maneiras nos cegar, endurecendo e insensibilizando nosso coração com pequenas e grandes distrações fúteis que o mundo nos oferece, torcendo para que nós não reconheçamos as grandes maravilhas que Deus opera em nossa vida. Ele faz de tudo para nos afastar deste grande amor de Deus. Ilude-nos colocando em nossa mente, que tudo podemos sozinhos, nos sentindo superiores a tudo e a todos.
A vocação vivida com amor é a vocação da provação, ela é testada, não existe vocação sem cruz, bem como não há amor sem renuncia.
Por isso, Jesus é sincero e muito verdadeiro, deixando bem claro para quem o deseja segui-lo: “Quem deseja me seguir tome sua cruz e assuma-la, venda e renuncie tudo o que tens de tudo aos pobres, depois vem e segue-me”.
Todo vocacionado seja qual for sua vocação, exige um caminho de renuncia, para que sejamos fortes o bastante para respondermos com gratidão e generosidade o nosso chamado. É preciso o querer de Deus e a nossa decisão.
Somos escolhidos para brilhar, iluminar, mas para que isso se concretize é preciso corresponder à nossa escolha de Deus.
Cada um de nós é escolhido por Deus a uma missão, Jesus olha para o nosso ser, para o nosso coração e diz assim: “deixai o barco.   De agora em diante se tornaras pescadores de homens,  vinde e vede”.
Como diz padre Jonas Abib, fundador da canção nova: “Jesus nos chama para sermos o seu alto- falante, seu profeta aqui nesta terra”.
As pessoas estão sedentas de Deus e cabe a nós vocacionados, escolhidos do Senhor, testemunhar este amor de Deus com a nossa própria vida, não com meras palavras bonitas ou com uma bela retórica, mas com ações concretas, com a mão na massa, assim como um pedreiro que para erguer uma estrutura de uma casa ou qualquer outro trabalho necessita primeiro bater a massa e assentar tijolo por tijolo até que a obra chegue ao seu fim. Por isso devemos mostrar as obras que Deus realiza em nossas vidas.
O Reino de Deus necessita de pessoas corajosas que vista a camisa do time de Jesus Cristo. Não precisa ser pessoas fortes ou perfeitas, inteligentes ou não, Ele tudo pode transformar, basta ter a coragem de se doar e dedicar por Ele.
Vejamos uma pequena vela, aparentemente ela não significa nada, mais tem um imenso valor. Ela ao estar acesa se consome doando-se a nós para que tenhamos a luz.
Assim é o vocacinado, deve-se doar inteiramente de corpo e alma, pois Deus conhece a cada um e sabe o nosso potencial. “Antes de formares no seio da sua mãe, eu já te conhecia, antes de saires do ventre, eu te consagrei e te fiz profeta para as nações” (Jr 1,5).
Toda vocação exige amor e sacrifício, não espere mudar de vida para depois seguir Jesus. Ele chama os pecadores. Não tenhas medo diz o Senhor: “ Eu estarei convosco todos os dias de se sua vida”. Seja qual for o estado de sua vida presente, venha para a messe do Reino, não tenha vergonha, responda o seu chamado dizendo o seu sim. Invista sua vida no projeto do Reino de Deus, venha seguir uma história que o fará compreender o grande sentido de amor, doando sua própria vida em favor do outro, seja fiel e cumpra sua missão. “Somos luzes, e as luzes foram feitas para iluminar, se não ilumina não serve para nada, O sal foi feito para salgar, se não salga de nada serve” (Mt 5,13-15).
Não tenhas medo! “A vontade de Deus é que sejais Santos”(1Ts 4, 3).
Em Cristo, todos nós nos tornamos criaturas novas quando o decidimos seguir. Ao iniciamos uma nova vida, escreveremos sempre em nossa história: “Agora começo”, pois a cada dia encontramos uma só novidade no caminho do Senhor. “Eis a nossa missão: fazer conhecer, fazer amar, fazer cumprir a doutrina de Jesus Cristo”.

 Por Carlos D. Peres
Postulante Oblato de São José

Nenhum comentário:

Postar um comentário