terça-feira, 20 de novembro de 2012

Necessitamos educar nossa mente e nosso coração. Precisamos mostrar com a vida que cremos nos projetos do mestre Jesus, tornando-se grandes protagonistas.


Estamos marcados por uma época de grandes mudanças e transformações, não basta a nós discípulos do Senhor dizer somente que cremos e pronto, precisamos colocar em pratica a nossa fé direcionando-a em obras solidas e concretas.

Ao contemplarmos as sabias palavras de Jesus no Santo Evangelho, perceberemos o quanto o Mestre se preocupava em educar os seus que o seguiam, bem como também toda a multidão ao seu redor.

Jesus Cristo soube observar toda a sua realidade, seja questão material, mental, política e espiritual. Foi capaz de realizar todos os seus sonhos e projetos com um simples gesto: À AÇÃO.
Teve a tolerância necessária com os grandes doutores da Lei, escribas e fariseus, soube elaborar, planejar e executar todo o seu projeto de conversão, que por sinal acabou doando a própria vida por toda a nossa humanidade.
Seu espírito simples e educado mostra-nos o seu grande empenho de liderança, foi capaz de produzir as melhores orientações que o mundo até hoje não encontrou nada igual.
Aproveitou em adquirir talentos convocando e chamando pessoas para compor o Seu magistrado. Fez de um pequeno pescador, o grande chefe da sua Igreja, e o grandioso cobrador de impostos, um  anunciador de sua vida.
Vale a pena resaltar que no momento em que Jesus os convidou ambos estavam trabalhando. Não eram pessoas desocupadas.
Cristo ao convidar os doze Apóstolos percebeu neles às características humanas de cada um, cintilou em cada um o seu valor e soube aproveitar o talento de cada um, não se importando com que os outros iriam dizer ou pensar. Estes sem mesmo saber o que estava por vir disseram o seu sim, mostrando com a vida, que eles acreditaram em Jesus, tornando-se atuantes sonhadores do processo de Evangelização.
Estes protagonistas marcaram o início de toda a história que hoje conhecemos e procuramos viver, Jesus foi o diretor, redator e o ator principal. Os seus, se tornaram coadjuvantes, nunca ficando na plateia, mais sim colocando a mão na massa, assim como realizara o Mestre.
Às vezes em nosso caminhar podemos nos decepcionar, sentirmo-nos esmagados pelos desprezos e ironias assim como sofreu o Mestre. Com certeza, Jesus, se sentiu esmagado pela opressão que ornaram ao seu redor, mais não desanimou, enfrentou todas as dificuldades de cabeça erguida. Obteve o grande êxito em Sua missão começando de baixo, fazendo-se humilde, praticando a caridade e vivenciando o AMOR verdadeiro até chegar a Sua meta final.
Os rumos que às vezes tomamos em nossas vidas podem ser espinhosos, estranhos e tortuosos, não acreditando em nossas potencialidades. Assim como  Jesus, precisamos reavivar em nós o fogo da esperança, fé e  coragem para manifestarmos os nossos louvores e adoração mesmo nos caminhos tenebrosos que percorremos.
Não podemos ficar somente fixado em nossas ideologias e axiologias, precisamos inspirar otimismo, fé, coragem e alegria à aqueles que ainda não aderiram sua vitória em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Assim como realizou com os Apóstolos, Cristo vai operando misteriosamente suas maravilhas em nós.  Cabe a mim e a você possuir este desejo ardente em compreender o que Ele oferece a cada um de nós.
Nosso ato de adoração deve surgir em nossa acumulação de fé, através de nosso diálogo intimo com o próprio Jesus.
Demonstraremos nosso ato de adoração no momento em que vamos compreendendo essa verdade que nos libertará que é Jesus, eliminando o mal que vem nos afligir, confiando em Seu poder benevolente.
A persistência e ousadia de Jesus não se limitaram, soube de forma simples cativar corações, convertendo-os, conseguindo com que todos o seguissem e colocasse em prática tudo aquilo que Ele ensinara.
 Meus amigos, lancemo-nos o nosso olhar a Jesus, educando nossa mente e nosso coração  em seus passos. “Cuidemos de nos santificar nas pequenas coisas: um pequenino ato de paciência ou de caridade, acompanhado de reta intenção, adquire um valor imenso aos olhos de Deus”, fazendo de nós protagonistas de uma historia que nunca terá fim, até a nova vinda gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Que em nossas famílias sejam o primeiro lugar de formação de nossas mentes e corações, proporcionando verdadeiros ministros da educação e da verdade, fazendo com que nossas crianças, adolescentes e jovens, não caiam nas seduções dos vícios e dos falsos princípios.
“Sejamos cristãos virtuosos e ótimos cidadãos, se inspirando nas grandes virtudes e na vida de Jesus Cristo”. Somente Nele é que vamos educar nossa mente e coração, a cada passo dado vamos descobrindo os seus tesouros de dons e de graça que devem manter em nós viva a chama do amor em servi-lo.
“O fiel a Jesus Cristo pode ouvir a voz da fé que grita: Eis o ideal da tua vida, conforma teus pensamentos aos Seus, teus afetos aos Seus, tua ação as Suas; transfigura-te à sua imagem de esplendor em esplendor”.

.      “Eu encontrei um amor perfeito

Um tesouro escondido diante desse altar
Seu valor é maior que tudo, nada poderá se igualar

Te adorarei com todo meu ser

Quando estou mais perto de ti, fortaleces o meu viver
Te exaltarei com meu coração
Majestade, estou aqui para te render meu amor, minha gratidão

A quem irei se tua voz é vida, tua presença é tão clara, é tão forte como o sol

Sou feliz porque sei que vivo estás, tudo que me resta é te amar

Levantarei minhas mãos

Minha adoração irá tocar o céu
Forte cantarei, te adorarei, 
Pão da vida”...


        Carlos Frederico Peres
Postulante da congregação dos Oblatos de São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário