AS MOEDINHAS DO AMOR.
Uma pobre viúva nos presenteia com uma lição
de vida! Os verbos: deixar, abandonar, perder, desapegar-se, hoje, não colam
muito. Outros são verbos que contam: produzir, ganhar, conquistar e as leis do
mercado parecem vencer tudo! Riqueza é status. Já Dostoievski nos irmãos
Karamazov afirmava: “no mundo ninguém é mais forte do que o rico”, mas, Ibsen,
dramaturgo norueguês, escrevia: “A riqueza, compra a casca de muitas coisas,
mas não a semente, pode dar a comida, mas, não o apetite, os remédios não a
saúde...”. Do outro lado temos o grito dos pobres e tantas formas de pobreza,
também espiritual, pois, é fenômeno mundial: pobreza material, inseguranças,
solidão e abandono, exclusão, falta de Deus, do sentido da vida. E na America
Latina? Temos os descartáveis conforme DA 65. O Evangelho hoje nos convida a sermos
Anawim= pobres do Senhor e a colocar nossa confiança unicamente em Deus.
O QUE DIZ O TEXTO - MC 12,38-44 (Cfr também Lc.21,1-4)
Vamos aprofundar apenas os versículos 41-44.
“E, sentado frente ao Tesouro do Templo” (v. 41).
Jesus
estava sentado diante das celas que compunham o tesouro e era chamado também
de “átrio das mulheres” para diferenciar daquele dos homens. Neste lugar se
recolhiam as oferendas em 13 caixas especiais (2 Re 12,10) e o lugar era uma passagem obrigatória para todos que
entrassem no templo (cfr. Mt 17,24-27)
e chamava-se gazofilacio (Lc 22,1; Jo 8,20). Funcionava como uma espécie de
moderna Bolsa e um sacerdote controlava se a moeda era boa ou falsa e depois
que cada pessoa depositava a quantia ele gritava a quantia depositada. (Viva o orgulho humano!).
“Uma
pobre viúva” (v. 42)
Aparece esta pobre viúva: personagem anônima do amor de Deus. Lembremos que a situação social
da viúva, no tempo de Jesus, era deveras uma calamidade, e, além disso, era
opinião comum que uma mulher nada pudesse ensinar a respeito da Lei e muito
menos uma viúva marginalizada e não abençoada por Deus! Isto aumenta o amor, a
generosidade o desapego a confiança em Deus dela.
“Duas
moedinhas” (v. 42).
Duas moedas destas faziam
um quadrante que era a moeda menos preciosa dos romanos, mais ou menos a oitava parte de uma ração distribuída para os pobres!
A mulher bem que podia guardar uma para ela, mas, ao contrário ofereceu tudo,
mas tudo mesmo, Em grego soa assim: “a sua vida inteira”. A viúva coloca não
o dinheiro, mas, o coração!
“Chamando
a si os discípulos” (v 43)
Expressão característica de Marco, para mostrar claramente
que o que Jesus quer ensinar é destinado aos discípulos e a todas as comunidades
cristãs. Por
isso usa a frase “Em verdade vos digo” que era usada em momentos solenes
e importantes, para chamar a atenção sobre algo de fundamental. Mas, na
sequencia do texrto, os discípulos pareciam estar mais preocupados com o
templo e as suas pedras do que na lição de Jesus: “Mestre, vê que pedras e
construções!” (Marco 13,1). Os
discípulos eram turistas, mas Jesus vê esta mulher com olhos de fé e aproveita
a ocasião para ler a vida e ensinar na prática uma lição fundamental e
provocadora do Evangelho: dar a vida, dar tudo, “pois onde está teu tesouro
está teu coração” (cfr. Mt 6,18).
“Na
sua penúria” (v.44)
A pobreza e indigência da viúva eram em contraste
com os ricos que colocavam hipocritamente muitas moedas. (v. 41) enquanto ela “ofereceu
tudo o que tinha para viver” e não o supérfluo como os escribas. È possível
unir este texto com aquele da viúva de Sarepta, da primeira leitura 1º Reis 17, 10-16.
APROFUNDANDO
Ø
A viúva pobre, teria passado despercebida, se Jesus não falasse
nela.
Ø Jesus
observa os que fazem a sua oferta para o Templo e Jesus sabe perfeitamente tudo
que se passa no íntimo de cada um.
Ø Assim, estamos
claramente diante de três atitudes. Vejamos brevemente as três atitudes
de forma resumida, para, depois, cada um\a de nós na vida poder tirar suas consequências.
a)Os
escribas - doutores da lei
Sabe aquela pessoa rica que
age com o coração voltado para si mesma e não tem lugar para o Senhor? Assim
eram os escribas e doutores da lei: preocupados com as honras, as roupas os
aplausos, com as aparências, em manter o status. Viviam a religião e faziam
ofertas para o templo para chamar atenção e secretamente exploravam e roubavam
as casas das viúvas. O lado mais sombrio era a hipocrisia, a falsidade: eles aparentavam
uma coisa e viviam outra!
b) A viúva.
Justamente por ser viúva, era
pobre, e, para os entendidos em religião, estava até transgredindo a lei, pois,
sua oferta era demasiado pequena para poder ser aceita. Mas ela, na sua
humildade, sem chamar atenção, ofereceu ao templo o pouco que tinha para viver,
ou seja, tudo! E ofereceu com o coração: isto faz a diferença. A sua é mistura
de generosidade, amor, confiança e até (segundo alguns!) ingenuidade!
c) Jesus
Jesus observa os que dão a sua
oferta para o Templo e lança um novo critério de avaliação que não se encontra
em todo o Velho Testamento. Jesus ligou pobreza com doação total porque sabe
bem que somente quem é pobre por “dentro”
pode dar tudo e, quem sabe, neste gesto, indiretamente preparou a sua própria
doação total na cruz.
CANTINHO DA ORAÇÃO E
DA VIDA
o
O Salmo 145 responsorial
nos ajuda a meditar. O Senhor que livra os cativos, abre os olhos aos cegos,
ergue os abatidos, protege os peregrinos, ampara o órfão e a viúva, com certeza
também “cerca você de carinho e compaixão” (Salmo 102-103). Ore o salmo 145
percebendo o amor de Deus em sua vida.
o
As
viúvas na Bíblia fazem parte da categoria dos Pobres do Senhor. Nesta semana podemos meditar entre outros
textos: a) A viúva de Sarepta (1Re 17,10-16);
Judite (Jud. 8, 4; 16,22); a Jovem viúva Rute (Livro de Rute)...
O amor coloca asas e
nos faz encontrar Deus que embaralha sempre os nossos esquemas. Até que ficamos
presos nas nossas miudezas do cotidiano e em nossos esquemas mentais ficaremos
sem entender um texto como este da viúva do templo que nos converte sem usar metros humanos. Pensemos
nisso!
o Meu amigo \a, a nossa doação e o nosso dízimo
e nossa partilha deve ter o sabor da gratuidade, do amor, do dar tudo mesmo o
que posso e devo a Ele. Só assim, sentirá a beleza de viver:
a cultura do doar-se com a matemática de Jesus: o pouco
com todo coração e amor = tudo!!
Bom Domingo e boa Semana
amigos\as Pe. Mário Guinzoni OSJ
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