Pe. Giuseppe Calvi
Sacerdote dos Oblatos de São José
Morto em conceito de santidade
Cortemilia (Itália), 1901
Lapa (Brasil), 1943
Dados Biográficos
Pe. Giuseppe Calvi nasceu em Cortemilia – Itália no dia 01/05/1901. Aos 13 anos entrou no seminário da congregação dos Oblatos de São José, fundada por São José Marello. Aos 29/05/1926 tornou-se sacerdote e quatro meses depois partiu para o Brasil como Missionário.
Dedicando-se de corpo e alma ao apostolado. Adoeceu e foi internado no Sanatório São Sebastião da Lapa – PR, onde permaneceu por nove anos, tornando-se capelão. Veio a falecer aos 26/09/1943.
Suas virtudes e seu zelo brilharam particularmente nos anos em que passou internado no Sanatório entre os outros doentes desenvolvendo ali o seu apostolado como um irmão, um amigo e um pai para todos. Condividindo com eles os sofrimentos, deu exemplo de grandíssima bondade, de caridade atuante, de heróica fortaleza e de resignação, pouquíssimos dos doentes que condividiam com ele a mesma sorte, se negaram a receber dele os sacramentos, justamente porque era quase impossível resistir ao seu exemplo de santidade de docilidade e de mansidão.
Todos quanto o conheceram como criança, estudante, sacerdote e missionário foram unânimes em afirmar que ele era realmente um santo. O reconhecimento de suas virtudes começou coma sua morte.
Seu sepulcro no cemitério de Água Verde em Curitiba é ainda hoje objeto de visitação e com continua presença de flores a testemunhar a confiança e a gratidão de pessoas que se recomendam a sua intercessão.
Oração para obter graças mediante sua intercessão
Ó nosso querido Pe. José Calvi, que fostes para todos límpido espelho de pureza, modelo inigualável de obediência e exemplo luminoso de caridade para com Deus e o próximo, dignai-vos impetrar também para nós essas santas virtudes, tão necessárias para a nossa vida espiritual, a fim de que possamos, como vós, levar uma vida autenticamente religiosa e cristã e atrair ao caminho do céu, com o nosso exemplo, os irmão distantes de Deus.
Obtende-nos de modo particular, com a vossa intercessão junto de Deus, a graça que vos pedimos...
(especificar a graça).
Com aprovação eclesiástica Dom Pedro Antonio Marchetti Fedalgo
Bispo Arquidiocesano de Curitiba-PR Brasil
Ensinamentos e pensamentos do Pe. José Calvi
“Se nossos pais sabem ser assim bons, o que será do coração de Deus?”
“Nós temos a consolação de poder sempre rezar.”
“Nossa Senhora não abandona os seus filhos, também aqueles que foram filhos indignos”
“Esperar é bom, resignar-se de tudo é nosso dever de paz. Com o tempo tudo se acalma, clareia a mente, e se compreende melhor a necessidade de se estar sempre tranqüilos e alegres na Santa submissão de Deus”.
“Um pouco de penitência não faz mal. Cometi os meus erros, mas espero que o Senhor os tenha perdoado durante os dias da minha doença.”
“Peço ao Senhor a graça de conservar todos os meus sentimentos até o fim, para oferecer-me a Ele”
“Os sofrimentos desta vida nos poupam daqueles mais longos e dolorosos do Purgatório.”
“Os Santos pensavam que o Senhor não os amasse quando passavam alguns dias sem sofrer.”
“Aqueles que são mais amados por Deus, são aqueles que Deus faz sofrer mais.”
“O mundo e as pessoas podem dizer aquilo que quiserem, mas não serão eles que nos consolarão na hora da morte, nos julgarão e nos darão o Paraíso.”
Comunicar a graça recebida à:
Congregação dos Oblatos de São José
Sede Provincial
Rua João Berttega, 796- Bairro do Portão
81070-000 Curitiba-PR- Brasil
CX. Postal 8882- CEP: 80611-970
Curitiba-PR-Brasil
e-mail: osj.provincia@terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário