sábado, 19 de maio de 2012

Ascensão do Senhor


"Ide pelo mundo"(Mc 16,15)
Na Ascensão ao céu Jesus volta ao Pai, mas, fica entre nós de duas maneiras: continua com sua força, sua palavra e sua Eucaristia e está presente... através de nós pelo E. S! Isso mesmo! Nós agora não só podemos, mas, devemos continuar sua missão. O convite de Cristo de ir "no mundo inteiro" (Mc 16,15) é sem apelação: o cristão\ã ou é missionário\a ou não é cristão\ ã. Hoje também celebramos o Dia mundial das Comunicações Sociais e o papa escolheu para este ano o tema, "Silêncio e Palavra: caminho de evangelização". Afirma o Papa: "Quando silêncio e palavra se integram reciprocamente, a comunicação ganha valor e significado" Um convite a meditar que antes da Palavra precisa colocar o Silêncio, ou seja, Deus. E, por fim, estamos na semana de oração pela Unidade dos Cristãos, sendo a semana que prepara a Pentecostes, com o tema: "Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo". Tem pano prá manga, gente, para meditar e...sobretudo, viver!


O texto do Evangelho (Mc 16,15-20) se ilumina
OBS: o texto de Mc 16,15-20 é certamente canônico - ou seja, faz parte dos livros que entraram no cânon como inspirados - mas, não é de Marcos. De fato, a perícope inteira 16, 9-20 contém um conjunto de elementos tirados de outros evangelistas ou do patrimônio oral que circulava nas comunidades e refere três aparições e a ascensão de Jesus e são de redações diferentes.
"Anunciai o Evangelho a toda criatura"(v. 15)
Precisa salientar o universalismo do texto expresso nas palavras: "mundo inteiro e toda criatura" e também "quem" do v. 16. Aqui se fala do Senhorio de Jesus e do novo caminho de fé e se confrontamos com Mc 15,39, a fé do centurião, percebemos uma mesma linha de pensamento.
"Quem crer e for batizado será salvo" (v. 16)
O Batismo não é só uma prática, mas, a fé que desemboca e é coroada no sacramento. O perigo é batizar antes da fé!
"Os sinais que acompanharão..."(v. 17)
Parecem ser os sinais aqui colocados muito simplistas, todavia, estão a indicar a força e eficácia da palavra e são confiados não só aos doze, mas, a todos os crentes, ou seja, a toda a Igreja, e sobretudo aos onze (16,20).
"Foi levado ao céu" (v. 19)
A glorificação e entronização de Jesus segue o esquema de Elias que é levado ao céu (2 Re. 2,9) e se liga com Lc 9,51 e At 1,2.11.22.
"Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam" (v. 20)
Claramente não tem separação entre Jesus glorificado e os apóstolos e a comunidade: Jesus age e torna a Palavra eficaz. Como acontecia no AT quando Deus reforçava com a sua presença aqueles que associava à sua obra. (Gn 28,15; Ex 3,12; Jr 1,8.19...) assim faz Jesus: envia as pessoas e as reforça com sinais.Ele estava neles!
A Palavra ilumina nossa fé
Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor, que faz parte do Mistério Pascal de Cristo. Ascender quer dizer subir e Cristo, terminada sua missão terrena, elevando-se ao céu volta ao Pai. Isto é para nós, o ponto de partida para sermos discípulos e testemunhas e anunciadores de Cristo, continuadores de sua missão. Cristo "se multiplica" na Igreja e no mundo; o evangelho não conhece a palavra fim! Evangelho é um contínuo recomeçar é paz inquieta. Jesus com a Ascensão não diminuiu sua presença no meio de nós, de fato tinha prometido: "Eu estarei convosco até o fim dos tempos" em Mt 28, 20 e esta sua presença é muito real e não fantasiosa. Real e substancial é sua presença de Ressuscitado na Eucaristia, nos demais sacramentos e na comunidade onde dois ou mais estão unidos (Mt 18, 20). Aliás, agora, sua presença não é mais restrita à Palestina, mas, ao mundo. Nós acabamos ganhando com isso!
Na primeira leitura At 1,1-11, Lucas, narra a Ascensão de Jesus não como uma reportagem histórica, mas como um dado da fé. Objetivo de Lucas é lembrar o compromisso missionário, que a Igreja recebeu de Cristo: um divisor de águas, entre a práxis – missão de Jesus e a práxis - missão da Igreja. O contexto de fé e comunidade é facilmente percebido nos símbolos do número 40, na nuvem, nos anjos, na intimidade da refeição e no testemunho aos povos.. "até os confins da terra" (v. 8). O protagonista da missão evangelizadora é o Espírito Santo, o Espírito que o ressuscitado envia como dom à sua Igreja. É o Espírito Santo que nos faz discípulos e discípulas do Evangelho, condição indispensável para ser evangelizador, testemunha da Ressurreição de Jesus.
O Evangelho (Mc 16, 15-20) tem três momentos.
  1. JESUS RESSUSCITADO define a missão dos Discípulos: a) apresenta os destinatários, e a Missão universal, para todos como res - ponsáveis e co- responsáveis; b) apresenta o
    conteúdo do anúncio: "Pregai 'o evangelho' a toda a criatura". Evangelho para Jesus é anúncio do Reino, para as comunidades cristãs é uma pessoa: Jesus Cristo, Salvador e Senhor. Evangelizar não é fazer um mero marketing!
  2. Jesus PARTE ao encontro do PAI. Jesus sobe ao céu e senta-se à direita de Deus: como Senhor da História e do Universo... Não é o afastamento de Cristo, mas uma nova presença dele no mundo.
  3. Os discípulos PARTEM ao encontro do MUNDO e concretizam a missão que Jesus lhes confiou. "Os discípulos então partiram e pregaram por toda a parte...".
A Palavra ilumina hoje o "novo" em nossa vida


a)Jesus continua presente no meio de nós, na Igreja e no mundo todo numa nova dimensão; b) a Igreja tem uma vocação missionária, portanto eu, você somo "necessariamente" missionários\as. c) cada um\a de nós é um "Teófilo\a" = amigo\a de Deus, discípulo\a de Cristo d) ter olhos no céu (contemplação- oração) e pés bem fincados na terra. O evangelizador\a é alguém que comunica aquilo que vive de sua comunhão com Deus. Se ele não vive em Deus não poderá testemunhar o Evangelho; e) uma espiritualidade de comunhão e de abertura ao E. S; f) olhos da mente iluminados (Efésios: 1,17-23 v. 18); nosso testemunho deve se abrir e "comunicar" UNIDADE".
Perguntas para meditar e contemplar viver e rezar
Cristo pode contar, hoje, comigo? Amo a Igreja e vivo por ela? Sou pessoa de oração (olhos no céu) e missionária (pés no chão)? Acredito que "cada criatura" é terra de missão? Quantas vezes usamos a palavra céu; "Meu Deus do Céu"; "que o céu te proteja"; "Céus!"... Mas acreditamos mesmo no Céu? Somo pessoas candidatas a ascender ao Céu?
Maria é estrela de minha evangelização?
Com muita fé ore com a Coleta deste domingo

Ó Deus todo-poderoso, a Ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças, pois, membros do seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. PNSJC. 

Amém!


Bom domingo para todos e todas.


Padre Mário Guinzoni OSJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário