sexta-feira, 22 de junho de 2012

Solenidade de S. João Batista


 “João é o seu nome” (Lc 1,63)
Festas juninas, folclore,  doces quentão.. etc. Tudo isto faz parte da vida da cultura do nosso povo também. Mas este domingo nos convida, também, a outra festa mais interior, no coração, mais profunda e entrarmos no personagem desta festa: S. João Batista. Olhando as leituras encontramos os ingredientes desta festa: a) uma mulher idosa que gera um filho formado nas entranhas pelo poder de Deus;  b) o nome João= Deus é misericordioso; c)  um mudo que volta a falar; e) tudo isso acontece pelo amor de nosso Deus; f) a missão de João servo, luz das nações,  pregador, precursor g) a  sua atitude de humildade e a sua firmeza .. Cantamos então com alegria: 
“Um dia, na Galiléia / um homem chamado João: falava com ternura / de amor e libertação .Viva João Batista! / Viva o precursor! Porque João Batista anunciou o Salvador.  João denunciava os crimes a todos: / ao rei e ao plebeu: dizendo que o Messias traz justiça / ao Reino seu”
A palavra se ilumina (Lucas. 1,57-66.80)
A narrativa da infância de João Batista tem apenas  um aceno ao seu nascimento e uma longa  cena (V, 59-79) sobre a sua circuncisão e o seu nome.. Para Jesus será diferente: uma longa narrativa sobre seu nascimento (2, 1-20) e um leve aceno à sua circuncisão (2,21). Fácil entender: João é ainda filho da Aliança cujo símbolo maior era a circuncisão.
O texto de hoje gira ao redor do nome do menino: a mãe, porém, disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.(v. 20).Era  o nome que  o anjo tinha indicado a Zacarias (1,13) e Isabel depois de reconhecer no seio de Maria o Senhor mais ainda declara que o nome de seu filho é João. O mesmo fez  Zacarias: “Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: João é o seu nome” (v. 63). De certa forma os pais  Zacarias e Isabel se tornam como que  os primeiros discípulos de João
A Palavra ilumina e ajuda nossa vida cotidiana
Vamos abordar em nossa meditação alguns aspetos que a liturgia oferece.
O nome
Sabemos que os nomes dos personagens bíblicos são ricos em significados, inclusive alguns tiveram o nome mudado pelo próprio Deus. Muitas vezes o nome indicava uma missão. Apenas alguns exemplos; o nome de Jesus  "Yehoshúah o Joshua",  significa, traduzindo de forma simples: o Senhor é Salvador. Cristo é o grego de Messias= enviado, ungido. Em ambos os casos, os nomes, imprimem uma missão clara; outro nome de menor destaque mas, conhecido, Barnabé= filho da exaltação, da consolação. Já o nome João  tem sua origem etimológica direta na língua hebráica: Yôḥānān, que podemos traduzir mais livremente como: Deus mostrou favor ou Deus foi clemente.
Bom é meditar  que “o Nome que está acima de outro nome “ (Fil 2,9-10) é Jesus e que nós em Cristo temos nomes importantes: filho\a de Deus, cristão\ã, discípulo\a, missionário\a, membro da Igreja ....Então, precisa fazer juz a estes nomes!

“O que virá a ser este menino? De fato, a mão do Senhor estava com ele” (v. 66)
A nossa história não é redemoinho cego que avança empurrada por forças ocultas que tiram a vontade, identidade, liberdade. Ela é governada pelo Amor de Deus . A única novidade da história é que Deus é sempre novidade, pois, Ele é Amor sempre novo! Este aspecto contemplativo é bem expresso pelo Salmo 138: Deus nos conduz desde ás “entranhas subterrâneas” ; e pela primeira leitura: “O Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome” (Is 49.1). O Senhor também está conosco e cada um de nós deve estar aberto para ser o que Ele quer de nós, não o contrário.

“Desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome” (Is 49,2)
Em nossa sociedade parece que uma criança recebe a dignidade de pessoa quando é reconhecida pelas autoridades humanas. Para a Bíblia  pessoa é quem é conhecido  amado  e chamado por nome e desde o ventre materno. Se a ciência consegue dizer  que no embrião tem todo um porvir de uma pessoa futura, a fé diz  que é um projeto de amor de Deus e não de mera casualidade que uma mãe ou a sociedade pode se desfazer. Nãon se desfaz a vida: NUNCA! ABORTO JAMAIS!
O profeta João e os profetas hoje
Difícil a profecia de João! Proclama penitência, fala com palavras causticantes  e, de repente, vem Jesus e parece falar  o contrário: misericórdia, amor...De certo se sentiu quem sabe colocado de escanteio. Mas ele fez toda a sua parte! Abra os olhos e veja a seu redor os  profetas que estão por aí em toda parte: homens e mulheres que se dedicam aos outros com amor sem receber  honras e reconhecimentos especiais: profetas do e no cotidiano. E você não pode ser um deles\as?
A palavra nos ensina  a orar
a)Oração da coleta da solenidade de João Batista
Ó Deus, que suscitastes São João Batista, a fim de preparar para o Senhor um povo perfeito, concedei à vossa Igreja as alegrias espirituais e dirigi nossos passos no caminho da salvação e da paz.  Amém!
b)Dia do migrante
Com o tema "Migração e Saúde: conquistar direitos  é defender a vida", recordamos hoje no Brasil o dia do Migrante, finalizando a semana do migrante. O Brasil é país de migrantes em  contínua caminhada e peregrinação por terra, saúde, comida, vida e dignidade.
ORAÇÃO PELO MIGRANTE
Ó Cristo  Peregrino, Tu que fizeste de tua vida toda uma caminhada ao encontro do homem, a fim de levá-lo ao Pai, nós te pedimos pelo migrante mais pobre e abandonado. Senhor, conduza- o para uma terra que o alimente, sem tirar-lhe a identidade e o coração. Que Teu Espírito o fortaleça a prosseguir rumo “a Terra Prometida, vivendo a justiça, a solidariedade e a paz”. Dá-nos a graça de acolhê-lo com fé e amor, ajudando-o a caminhar com coragem e esperança. Maria, mãe dos migrantes, nós os colocamos sob o teu manto protetor. Amém.

Padre Mário Guinzoni OSJ deseja um bom final de semana para todos\as



2 comentários:

  1. Hoje foi um dia de muita emoção, Dia de São João e o dia do batismo do meu filho, que benção maravilhosa. Tanto nós pais como os padrinhos estávamos muito emocionados. Que Deus abençoe ao Padre Joãozinho e ao Padre Antonio Luiz tão atenciosos com os pais e não esquecendo também do querido Padre Valdinei. Que Deus os abençoe e os guie e proteja nessa estrada do Senhor.

    ResponderExcluir