Quem deve promover a vocação na vida do jovem? De quem é a missão de lhe causar entusiasmo pelas coisas de Deus e da Igreja? Ora se já compreendemos que vocação é chamado de Deus, ao seu convívio e à missão de anunciar o seu amor ao mundo; se sabemos quais são as vocações (leiga, religiosa, matrimonial e sacerdotal), dessa forma, todos somos promotores das vocações.
Um casal que vive no cotidiano a verdadeira vocação ao matrimonio, que se sente na missão de educar as novas gerações para o bem e a paz. Quando vivem o amor a dois numa abertura a comunidade, são capazes de irradiar este amor e motivar os filhos e outros jovens a buscar este mesmo ideal.
O Irmão, a Freira, o Frei, a Consagrada que atua em meio aos pequenos da sociedade, aos sofridos e marginalizados, ou mesmo no serviço paroquial, quando deixa transparecer a alegria de sua escolha e a certeza de servir ao Cristo no próximo, contagia muitos outros.
O padre feliz é aquele que partilha a satisfação de fazer as vezes do Cristo, sumo sacerdote; que anuncia aquilo que realmente crê, acompanha as pessoas em suas dores e alegrias, ouve, aconselha, trabalha em prol da difusão do Reino fraterno e solidário.
O jovem, o adulto que empenha sua vida, trabalha, paga contas, estuda, cuida de casa, faz cursos diversos, passeia com a família e ainda encontra tempo para zelar de uma pastoral na Igreja é um exemplo de verdadeiro amor. Amor gratuito, de resposta àquele que nos amou por primeiro.
Todos promovemos vocações à medida, que mostramos satisfação com aquilo que assumimos.
Que motivação terá um jovem de se casar, ouvindo todos os dias alguém só reclamando do casamento e ainda se lamentando do dia em que se casou? Ou ainda de um padre ou Irmã resmungando das muitas tarefas e dizendo o tempo todo que sua vida é difícil e cansativa? Pare!
Sejamos jovens ou adultos, somos estimulados o tempo todo por motivações. Necessitamos de referencias. Assim com o os Apóstolos tinham em Jesus a referencia de vida, hoje também devemos buscar a quem nos espelhar. Precisamos de parâmetros para viver.
Na linguagem comercial, quando se fala em promoção refere-se a diminuição de preço ou outra alternativa que facilite ao consumidor a compra de determinado produto. Promover é a arte de facilitar, despertar, melhor dizendo, motivar as pessoas para irem ao encontro de seus objetivos, mostrar caminhos.
Não é diferente quando se fala em promover vocação. Quem promove é aquele capaz de apresentar ao jovem uma alternativa de vida, algo que realmente vale a pena lutar e empenhar toda a sua existência, uma escolha por Cristo.
Pais, mães, famílias, leigos, ministros, padres irmãos freiras, devem demonstrar sua satisfação, sua alegria em servir, de modo a encantar a convencer.
![]() |
| http://www.google.com.br/imagens |
São José Marello escreveu certa vez: “Vivamos alegres para nos conformar ao preceito: Sirvam ao Senhor com Alegria.”
Autor: Padre Marcelo Rodrigues Ocanha, osj.
Promotor Vocacional Provincial

Nenhum comentário:
Postar um comentário