Caros amigos e amigas...
Neste pequeno artigo, tenho a
ideia de alinhar vários eixos que circundam o mesmo assunto: JUVENTUDE. Sempre tendo como foco principal a
JMJ 2013.
Mas não podemos esquecer que como
juventude da província brasileira dos Oblatos de São José, estamos discutindo
como eixo temático para o ano de 2012 o tema EDUCAÇÃO. Portanto, nada melhor
que alinharmos discussões e ampliarmos nossos horizontes em vista de algo muito
importante, a EDUCAÇÃO DOS JOVENS.
São José Marello sempre desejou
que seus filhos espirituais tivesse como objetivo de vida a educação integral
da juventude, e nós cabe a pergunta: como atualizarmos esse seu desejo?
Primeiramente, ampliando o
conceito de educação, pois aqui não falamos apenas da educação formal (bancos
escolares, livros, etc), mas também da educação informal, que é aquilo que
fazemos com a nossa moçada nas nossas Igrejas, pastorais, etc. E com certeza é
o que acontecerá no Rio de Janeiro no próximo ano.
Para que essa educação seja
eficaz é preciso levar em conta a integralidade do ser humano. Quero partilhar
aqui uma frase escrita pelo Irmão Leandro no texto produzido por ele para a
VIII Mostra de Dança de São Paulo: “A inspiração que nos vem por meio da educação
é que o ser humano, apesar de sua complexa estrutura que envolve conhecimentos,
sentimentos, funcionamentos fisiológicos incríveis, processos de adaptação ao
meio em que está inserido, é um ‘ser inacabado’” (Texto base da VIII Mostra de
Dança de São Paulo). A isso acrescento uma frase dita pelo grande pensador da
educação Paulo Freire: “Onde quer que haja homens e mulheres, há sempre o que
fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender” (Paulo Freire).
A partir disso, temos claro que
como seres “inacabados”, os jovens passam por processos de transformação, na
qual, com certeza um dos principais aspectos é a educação, seja ela formal,
seja informal. Para isso o jovem preciso ser educado de forma integral. Para
tanto gostaria de apresentar uma possibilidade de formação integral que é
vivenciada pela Pastoral da Juventude e pode ser apresentada como uma
possibilidade de educação informal para a juventude. A Isso nós chamamos de as
CINCO DIMENSÕES DA FORMAÇÃO INTEGRAL.
1. Personalização - Trata-se do conhecer a si
mesmo. Assim como a personalidade não é algo estático, depende de fatores
biológicos, temperamentais, de caráter e do próprio ambiente em que a pessoa
vive. Nessa dimensão, o(a) jovem precisa acolher a própria vida. Procura
conhecer-se, aceitar-se, assumir a si próprio, como também tentar desenvolver
suas aptidões e qualidades, seus sentimentos e interesses em relação aos
outros. É a busca de uma constante resposta existencial: "Quem sou
eu?"
2. Integração - É outro passo importante no
processo de formação do indivíduo integral. O relacionamento é algo fundamental
para o ser humano, em especial para o(a) jovem. Ele(a) sempre entra em grupos,
precisa deles para sentir-se gente, importante, útil. Quando trabalhamos com
pessoas é sempre bom lembrar que elas são mais importantes que as normas,
objetos e coisas.No grupo é oferecido um espaço para se ir descobrindo, de modo
concreto e vivencial, a necessidade de realizar-se como pessoa na relação com o
outro. Essa relação gera crescimento, exercita a crítica e a autocrítica como
meio de superar-se pessoalmente e colaborar no crescimento dos demais.
3. Teológica Teologal - Que conteúdo passamos?
Em que Deus acreditamos? Qual nosso relacionamento com ele? Qual a nossa
espiritualidade? Essas são questões contempladas em nossa relação com Deus. Já
foi apresentado algo dentro das motivações da PJ: qual é a proposta de Jesus,
qual é a Igreja que queremos, quem é o Espírito Santo que nos anima, o novo
homem e a nova mulher com os quais sonhamos e qual é a PJ que desejamos
construir. Essa dimensão mística deve colaborar para que o jovem cresça em sua
fé. Ajudá-lo a ter presente consigo o agir de Deus em sua história, em sua
vocação mais profunda de ser filho(a) e irmão(ã), da descoberta de Jesus e da opção
em segui-lo; a possuir o discernimento da ação do Espírito nos sinais dos
tempos de sua história pessoal, grupal, eclesial e social e do compromisso
radical de viver os valores do Evangelho. Aí o(a) jovem descobre a comunidade
como lugar para alimentar e celebrar a vida na fé.
4. Conscientização Política - A terceira
dimensão da formação integral é a dimensão política. Ela permeia todos os
nossos relacionamentos e ajuda a nos organizarmos como grupo. Muito pouco se
consegue agindo sozinho. Precisamos do grupo para atingir nossos objetivos e
muitas vezes as opiniões não batem. Por isso, tomamos partido daquelas que
consideramos melhores. No campo social, a atuação do jovem não é pequena:
ONG's, sindicatos, associações de bairro, partidos políticos, lideranças nas
comunidades, grêmios estudantis, União dos Estudantes.
5. Capacitação Técnica - Existe ainda a
relação com a ação que chamamos de capacitação técnica. A ela cabe a preparação
metodológica para o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação da ação
transformadora, para o exercício da liderança e coordenação democrática nos
grupos, organizações e também junto às massas. Trata-se de ser profissional,
realizando a missão com eficácia.
Frei José Alves de Melo Neto, OSJ
j_neto85@hotmail.com
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