segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Evangelho do dia

O imposto do Templo Mt 17,22-27

Um dia os discípulos estavam se reunindo na Galiléia, e Jesus disse a eles:
- O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e eles vão matá-lo; mas três dias depois ele será ressuscitado.
E os discípulos ficaram muito tristes.
Quando Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo foram perguntar a Pedro:
- O mestre de vocês não paga o imposto do Templo?
- Paga, sim! - respondeu Pedro.
Depois Pedro entrou em casa, mas, antes que falasse alguma coisa, Jesus disse:
- Simão, o que é que você acha? Quem paga impostos e taxas aos reis deste mundo? São os cidadãos do país ou são os estrangeiros?
- São os estrangeiros! - respondeu Pedro.
- Certo! - disse Jesus. - Isso quer dizer que os cidadãos não precisam pagar. Mas nós não queremos ofender essa gente. Por isso vá até o lago, jogue o anzol e puxe o primeiro peixe que você fisgar. Na boca dele você encontrará uma moeda. Então vá e pague com ela o meu imposto e o seu.

Comentário

Podemos perceber neste Evangelho três momentos que parecem distintos,mas, que se entrelaçam vocacionalmente.
O primeiro é o anúncio da paixão que Jesus faz aos doze apóstolos que ficam tristes, sem entender o porque disso tudo.
O segundo quadro é o tema do imposto ao templo que cada judeu aos 20 anos era obrigado a pagar e correspondia a dois dias de trabalho da época. Jesus aproveita este fato para dizer que Ele é o Filho de Deus Ele é o novo Templo e que os apóstolos também são filhos e não precisam mais disso. O Templo acabou com Jesus.
O terceiro quadro nos fala da caridade.Muitos cristãos vindos do judaismo podiam não entender isto e ficar escandalizados pois achavam que  o imposto ao Templo devia ser pago sempre. Jesus mostra assim que a caridade  supera tudo e vence tudo.
(O Epísodio do peixe é estranho? Não muito! No lago de Genezaret ou Mar da Galiléia existe um peixe e só neste lago e  em ennhium lugar do mundo que é capaz de engulir metais).
Então hoje  reflita estes três pontos no seu caminho de discernimento vocacional: a)sou Filho\a de Deus b) seguidor de Jesus louco de amor crucificado e ressuscitado c)por isso o amor será sempre a estrela de minha vida.

Bom dia amigo/a
Padre Mário Guinzoni OSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário