Dia 26 de setembro
A Congregação dos Oblatos de São José comemora e faz memória do Servo de Deus Padre José Calvi
Sacerdote dos Oblatos de São José
Morto em conceito de santidade
Cortemilia (Itália), 1901
Lapa (Brasil), 1943
Dados Biográficos
Pe. Giuseppe Calvi nasceu em Cortemilia – Itália no dia 01/05/1901. Aos 13 anos entrou no seminário da congregação dos Oblatos de São José, fundada por São José Marello. Aos 29/05/1926 tornou-se sacerdote e quatro meses depois partiu para o Brasil como Missionário.
Dedicando-se de corpo e alma ao apostolado. Adoeceu e foi internado no Sanatório São Sebastião da Lapa – PR, onde permaneceu por nove anos, tornando-se capelão. Veio a falecer aos 26/09/1943.
Suas virtudes e seu zelo brilharam particularmente nos anos em que passou internado no Sanatório entre os outros doentes desenvolvendo ali o seu apostolado como um irmão, um amigo e um pai para todos. Condividindo com eles os sofrimentos, deu exemplo de grandíssima bondade, de caridade atuante, de heróica fortaleza e de resignação, pouquíssimos dos doentes que condividiam com ele a mesma sorte, se negaram a receber dele os sacramentos, justamente porque era quase impossível resistir ao seu exemplo de santidade de docilidade e de mansidão.
Todos quanto o conheceram como criança, estudante, sacerdote e missionário foram unânimes em afirmar que ele era realmente um santo. O reconhecimento de suas virtudes começou coma sua morte.
Seu sepulcro no cemitério de Água Verde em Curitiba é ainda hoje objeto de visitação e com continua presença de flores a testemunhar a confiança e a gratidão de pessoas que se recomendam a sua intercessão.
Oração para obter graças mediante sua intercessão
Ó nosso querido Pe. José Calvi, que fostes para todos límpido espelho de pureza, modelo inigualável de obediência e exemplo luminoso de caridade para com Deus e o próximo, dignai-vos impetrar também para nós essas santas virtudes, tão necessárias para a nossa vida espiritual, a fim de que possamos, como vós, levar uma vida autenticamente religiosa e cristã e atrair ao caminho do céu, com o nosso exemplo, os irmão distantes de Deus.
Obtende-nos de modo particular, com a vossa intercessão junto de Deus, a graça que vos pedimos...
(especificar a graça).
Com aprovação eclesiástica Dom Pedro Antonio Marchetti Fedalgo
Bispo Arquidiocesano de Curitiba-PR Brasil
Ensinamentos e pensamentos do Pe. José Calvi
“Se nossos pais sabem ser assim bons, o que será do coração de Deus?”
“Nós temos a consolação de poder sempre rezar.”
“Nossa Senhora não abandona os seus filhos, também aqueles que foram filhos indignos”
“Esperar é bom, resignar-se de tudo é nosso dever de paz. Com o tempo tudo se acalma, clareia a mente, e se compreende melhor a necessidade de se estar sempre tranqüilos e alegres na Santa submissão de Deus”.
“Um pouco de penitência não faz mal. Cometi os meus erros, mas espero que o Senhor os tenha perdoado durante os dias da minha doença.”
“Peço ao Senhor a graça de conservar todos os meus sentimentos até o fim, para oferecer-me a Ele”
“Os sofrimentos desta vida nos poupam daqueles mais longos e dolorosos do Purgatório.”
“Os Santos pensavam que o Senhor não os amasse quando passavam alguns dias sem sofrer.”
“Aqueles que são mais amados por Deus, são aqueles que Deus faz sofrer mais.”
“O mundo e as pessoas podem dizer aquilo que quiserem, mas não serão eles que nos consolarão na hora da morte, nos julgarão e nos darão o Paraíso.”
Comunicar a graça recebida à:
Congregação dos Oblatos de São José
Sede Provincial
Rua João Berttega, 796- Bairro do Portão
81070-000 Curitiba-PR- Brasil
CX. Postal 8882- CEP: 80611-970
Curitiba-PR-Brasil
e-mail: osj.provincia@terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário