quinta-feira, 13 de setembro de 2012


Evangelho do dia

Isso é amor misericordioso! (Lc 6,27-38)

- Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: amem os seus inimigos e façam o bem para os que odeiam vocês. Desejem o bem para aqueles que os amaldiçoam e orem em favor daqueles que maltratam vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também. Se alguém tomar a sua capa, deixe que leve a túnica também. Dê sempre a qualquer um que lhe pedir alguma coisa; e, quando alguém tirar o que é seu, não peça de volta. Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês.
- Se vocês amam somente aqueles que os amam, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama amam as pessoas que as amam. E, se vocês fazem o bem somente para aqueles que lhes fazem o bem, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama fazem isso. E, se vocês emprestam somente para aqueles que vocês acham que vão lhes pagar, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama emprestam aos que têm má fama, para receber de volta o que emprestaram. Façam o contrário: amem os seus inimigos e façam o bem para eles. Emprestem e não esperem receber de volta o que emprestaram e assim vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Deus Altíssimo. Façam isso porque ele é bom também para os ingratos e maus. Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês.
- Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês. Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês.

Comentário

O Evangelho de hoje é altamente explosivo e pode com certeza implodir não as Torres Gêmeas, mas, as torres do orgulho, da soberba e afins, que estão em nós.

O TEXTO
Vejamos algumas  “bombas” deste dia.

a)“Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam abençoai os que vos maldizem e orai pelos que vos injuriam” (v. 27-28).
Amar os inimigos é exclusivo de Jesus. Jesus não fala de ser amigo deles, mas, de amá-los. Amizade é algo humano amor é Divino. E Ele deu o exemplo máximo no alto da cruz até orar e perdoar por eles! Mais uma vez o Evangelho é auto- biográfico! Amar quem nos ama é fácil (v. 32-34); ao contrário amar a fundo perdido: “sem esperar nada” (v. 35) é comprometedor, mas, tem lá sua recompensa por parte de Deus (v. 35)
b)“Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados; dai, e dar –se –vos -á” (v. 36-38).
c)A misericórdia: é o “coração de Deus”, o centro da Bíblia toda, o “miolo do Evangelho de Lucas”. Aquele “como”  é outro foguete: ter misericórdia como Deus? Bem, não na quantidade em si, ma, na qualidade= ter misericórdia total, com todo o nosso coração e forças! Não condenar e perdoar é outro rojão que detona nossa homem velho acostumado a destrinchar a vida de todos e “a perdoar, mas, não esquecer”.

VIVÊNCIA
Ser cristão\ã  foi e é complicado e sempre será. Neste dia de hoje podemos tranquilamente entender como essência de tudo a MISERICÓRDIA= ter um coração de piedade e de amor. Uma nova mentalidade, um convite para jogar fora o egoísmo e viver com o sorriso de Deus. Veja: tem alguma pessoa com a qual você tem mais dificuldade? Pois, então, exercite a misericórdia com ela! Esta sim  é a “NOVA ERA”= aquela de Deus e isto sim é “VIVER SEM FRONTEIRAS” !  Vale a pena tentar amigos\as.

Padre Mário Guinzoni OSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário