domingo, 28 de outubro de 2012

30º DOMINGO DO T.C- ANO B



“CORAGEM! LEVANTA-TE, ELE TE CHAMA” (MC 10, 49)
Um encontro (que já tinha sido predito de certa forma por Jeremias 31,8 na primeira leitura), neste domingo entre Jesus e Bartimeu. Defrontam-se: a Luz e a cegueira, Deus e o homem, o Criador e a criatura, a Misericórdia e o pecado, o Rico e o pobre... Jesus e eu, você, nós. Por isso vamos deixar a palavra ao cego Bartimeu, protagonista com Jesus neste domingo. Bem, uma lectio...  um tanto diferente!

BARTIMEU NOS CONTA A SUA EXPERIÊNCIA (Mc 10,46-52)
“Vou me apresentar: sou Bartimeu, pois meu pai chamava-se Timeu, e nasci em Jericó. Marcos lembrou meu nome porque na primeira comunidade cristã eu era bem conhecido.
Aquele dia eu, pobre Bartimeu, “cego e mendigo, estava sentado à beira di caminho” (v.46). Eu estava lá como todos os dias pedindo esmola. Era a minha sina! Mas aquele foi um dia especial. Gente do céu! Ouvi gritar, ouvi dizer que Ele, o Rabi de Nazaré, Ele mesmo estava passando pela minha cidade! Senti o meu coração disparar: era a chance da minha vida! Comecei a gritar: “Jesus, filho de Davi tem piedade de mim” (v.47). Imaginem que o pessoal queria que ficasse calado! Calar? Nem pensar!  Nós  pobres não desistimos facilmente diante de uma chance, e por isso gritei mais forte ainda “Jesus, filho de Davi tem piedade de mim” (v. 48).
Lembro como se fosse agora: Jesus que me manda chamar e aqueles mesmos que queriam que eu ficasse calado me encorajando, -na verdade um pouco meio sem graça- dizendo: “Ânimo! Levanta-te, pois te chama!” (v.49).
Eu não sei como cheguei à frente do Mestre, se fui sozinho ou alguém me ajudou. Joguei o manto no chão - era a única minha segurança e riqueza- para ser mais desimpedido, fiquei em pé e lá estava eu na frente do Mestre!!!
E ele me perguntou: “Que queres que te faça?” (v.51). Não vou esconder que achei a pergunta um tanto estranha para um cego como eu! Mas, fui entendendo mais tarde, quando segui o Mestre que Ele gosta que nós lhe peçamos as graças. Tá certo Ele!
Aí eu falei, gritei com toda a minha esperança, confiança, certeza, fé e amor e não sei mais o que: “Mestre, que eu veja!” (v. 51). Ele me disse- a mim, pobre Bartimeu!- com amor e simplicidade que não vou esquecer nunca: “Vai a tua fé te salvou!” (v. 52).

Na hora comecei a enxergar, a ver o céu, o sol, o deserto, as nuvens, as flores, as tamareiras da minha cidade, as crianças... Fantástico! Bem, vi também as pessoas que ficaram de queixo caído... Mas vi, sobretudo, os olhos do Mestre, seu rosto maravilhoso, sua bondade. Fui pulando de alegria, e fui seguindo Jesus. Um Rabi assim só pode ser seguido. É que não somente os meus olhos se abriram, mas, também o meu coração! E cá estou hoje contando para vocês! Seguir Jesus é a coisa mais bela que fiz na vida. Sigam o Mestre vocês também e não vão se arrepender!”.

AS DICAS DE BARTIMEU
“Agora, peço licença para ajudar vocês a viver este Evangelho OK? Apenas algumas dicas bem simples. Bem, quero fazer uma premissa: olhem Marcos escrevendo minha história, fez uma catequese batismal para as primeiras comunidades de Roma. Então o que vou dizer-vos é para que hoje também façam o mesmo caminho das trevas para a luz.

   Primeiro passo: cada um\a se colocar no meu lugar de cego! Creio que pouco mais pouco menos todos vocês do vosso tempo, são “mendigos, cegos, sentados a beira do caminho”. A fé anda obscurecida, os valores que Jesus ensinou, não são bem acolhidos, e, muitos de vocês vivem na acomodação sem se preocupar de mudar ou sem saber como sair dessa. E olhem ao vosso redor e verão que também tem pessoas miseráveis e pobres (vários tipos de pobreza!) no vosso mundo que são excluídas e largadas na sarjeta da vida. Abram os olhos cansados para acolher a graça!
   Jesus continua passando pelas vossas beiradas e é só prestar atenção e pegar a chance que Ele vos doa com todas as forças como eu fiz. Gritem, rezem, peçam ajuda, lutem...  mas vão ao encontro de Jesus. Olhe peçam com fé! Sem fé vocês não vão longe não, e não vão poder enxergar no coração! Aceitem o Jesus do vosso Batismo. Vocês têm comunidades organizadas, pastorais, sacramentos, ministros tem o E. S dentro de vocês! Não podem se acomodar!
  Não se deixem apavorar pelas dificuldades, por aqueles que não estão nem aí e fazem de tudo para desanimar-vos e vos fazer desistir ou querem que vocês entrem na deles, nem pelas tentações da caminhada mais fácil Ser batizado nunca foi simples!! Sigam em frente!
   Criem ânimo, coragem para ficar em pé. Ficar de pé é fazer como Jesus quando ressuscitou e se levantou do túmulo. Cada um deve ver dentro de si qual o manto que deve tirar ou jogar fora: quais as seguranças humanas que deve deixar... Tem tanto tipo de manto: apegos, orgulhos, vaidades, mediocridades, medos, acomodação, dinheiro, títulos... Vejam vocês!
  Encarem o Mestre e se lancem na aventura de conhecê-lo, amá-lo. Peçam a luz dos olhos do coração sintam vocês também a força das suas Palavras: “tua fé te salvou” (v. 52). Para mim foi um choque interior que mudou minha vida foi como que enxergar com um olhar novo a vida e isto vale mais do que recobrar a vista. Foi bárbaro! Sigam Jesus pelo caminho” (v. 52) ele que é O CAMINHO! Sigam o Mestre e sejam missionários\as! Boa sorte!”

A SEMANA EM ORAÇÃO
Eis  umas sugestões para orar durante a semana.
  Para começar, as orações de Bartimeu podem ser nesta semana a nossa oração: “Filho de Davi tem piedade de mim!”; “Que eu veja”! Repita-as dentro de você muitas vezes com fé e coragem interior. Faça esta experiência!
  Ou quem sabe aproveite como mantra o estribilho do Salmo responsorial 125: “Maravilhas fez conosco o Senhor,/ exultemos de alegria!” fazendo, claro, memória das maravilhas que Deus fez em sua vida.

“Doa-me, senhor, um coração para Te amar, olhos para Te contemplar, ouvidos para escutar Tua voz, lábios para falar de Ti, paladar para saborear-Te, olfato para sentir Teu perfume, mãos para tocar-Te e pés para seguir-Te”.
(Tichon de Zadonsk)

  Ó Deus, derramai a vossa bênção sobre a obra da evangelização. Acompanhai vossos missionários e despertai em nós maior solidariedade na partilha da nossa fé com todos os povos, construindo o vosso reino. Isto vos pedimos por Cristo nosso Senhor. (Oração missionária 2012)

Para meditar durante a semana.
  Veja como é interessante confrontar este texto de Marcos com  outras curas de cegos e ver as diferenças: Mt 20, 29-34; Lc 18,35-43; Mc 8, 22-26 e Jo 9.

Uma semana maravilhosa para todos e todas! - Pe. Mário Guinzoni OSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário