segunda-feira, 28 de abril de 2014

A Experiência de um JOVEM na Semana Santa


Obs: Aqui posto a experiência de um de nossos jovens, conforme ele mesmo descreve. Vale a pena ler este testemunho! O Jovem se chama Antonio Monteiro, reside em São Paulo, participa do Grupo de Jovens Emmanuel na Paróquia Santuário de Santa Edwiges, que está sob os cuidados espirituais dos Oblatos de São José.

"Por Deus nunca me vi tão só, e a própria Fé é o que destrói, esses são dias desleais”... - e essa foi à única vez que vi o Renato ERRAR!!!

"De inicio eu queria dizer que tudo que aqui eu escrevi eu realmente senti por que se eu não enfatizar isso de nada adianta vocês lerem e também para que tentem e que até sintam mesmo o real poder que esta sobre nós...".

Eu quis participar da semana santa para entender um pouco do que me havia acontecido umas semanas atrás, eu participava de um grupo de jovens chamado EMMANUEL e estávamos numa dinâmica espiritual, e ao final dela comecei a chorar sem fazer ideia do porque, isso ficou na minha cabeça, martelando e tudo mais. Então decidi perguntar para o Frei Rafael do porque daquilo, conversamos e conversamos e tudo resultou numa pequena crise existencial, que vinha da palavra ONDE. E desde então tenho visto muito ela, não tenho como explicar tudo aqui agora, até porque o que eu vim falar não é sobre essa experiência específica e sim sobre a que eu tive na Semana Santa, então...
Na Segunda-Feira da Semana Santa me deu uma vontade de ir a Igreja assim do nada, simples vontade, e eu fui. Assim que entrei na Igreja tomei meio que um susto, estava muito vazia, poucas pessoas, mas o que eu não tinha reparado era que eram poucas mas com fé que muitos não tinham, e ao decorrer da missa fui me assustando, pois havia um senhor do meu lado, um senhor que me ajudou a enxergar a fé, não sei o seu o nome, mas desde que ele entrou na Igreja não parou de rezar o seu Rosário e ainda respondia em todas as orações e com força/vontade COM FÉ. Sai completamente estranho da missa, ainda dei de cara com o Frei Rafael e conversamos um pouco, e veio a ideia de acompanhar a SEMANA SANTA.
Na Terça-Feira, sentei no mesmo lugar do dia anterior, e o mesmo senhor sentou junto comigo, a Igreja já estava com um pouco mais de gente, mas ainda eram poucos. No entanto tinha uma senhora sentada em um banco da ponta, essa senhora era bem velhinha, reparei nela por conta da sua idade mesmo, pensei logo de cara: "Que coragem sair de casa apenas pra vir a Igreja" e olha que surpresa, justo eu pensando assim, que fiz o mesmo sai de casa para ir a Igreja tentar aprender mais sobre a Fé Cristã... E acredite, aprendi, o que eu aprendi na segunda, terça foi reforçado e complementado, pude entender que a Fé não tem idade, não tem doença que pare, ela é viva e vive em cada um, basta procura-la no coração.
Assim foi a terça-feira. Já na Quarta-Feira, tinha muitas pessoas, até me assustei ( risos ) , então me sentei na frente, como de costume e notei logo que um homem com dificuldade de fala, alias com muita dificuldade ao falar ia cantar ao longo da missa. Esse eu descobri o nome, era Emmanuel, se lembram do nome do grupo que eu frequento? É Emmanuel que significa Deus Conosco, coincidência? Talvez não sei, fica ai o mistério ( risos ) mas voltando, o Emmanuel que tinha tanto problema pra falar, foi e cantou, mas cantou com vontade e fé, por que ele não recebeu nada pra cantar ali, foi simplesmente pela Fé, alias pela tão "complicada" Fé e aquilo me tocou tanto mas tanto, que vocês não fazem ideia...
Na Quinta-Feira eu fui mais cedo à Igreja, fui às 15 horas, mas por confusão minha, pensei que seria a adoração da Cruz e tinha até levado meu irmãozinho ( risos ) mas enfim, a noite fui a missa que na minha cabeça era apenas o lava-pés, e olha que surpresa, na própria missa descobri que ali, naquele dia, antes de morrer que o Senhor deu seu corpo e seu sangue para a remissão dos nossos pecados, além disso, nessa celebração tive outro grande susto, há um tempo o Frei Rafael já tinha me dito para que olhássemos para o Padre como se fosse o próprio Cristo no momento em que ele está em cima do altar, quando o Padre Paulo fez a encenação do lava-pés veio mil coisas a minha cabeça, primeiro que ele era muito HUMILDE, assim como o próprio CRISTO e que eu tinha de rever meus atos e muito mais. Assim que acabou a ce

lebração, teria uma VIGILIA a noite, e eu estava tão ansioso. Mas antes fui com o Frei Rafael até o seminário pegar os preparativos e sei lá me deu vontade de perguntar pra ele o por que ele tinha virado frei e de onde veio a vontade e nisso ele me diz: - Não tem como explicar, foi um chamado! - aquilo me deixou louco, e ele ainda conta a historia do chamado dele, do teste que Deus fez pra ele (o que me fez engolir alguns litros de agua), tudo ficou assim na minha cabeça sabe, tão bagunçado e tão entendido. E assim fomos para a vigília.

Na Vigília foi muito tenso. Primeiro nos reunimos na pracinha da Igreja Santa Edwiges e cara tinha tantos jovens ali dispostos a passar a noite vigiando e orando pelo Senhor Jesus, depois fomos separados em alguns grupos para que percorrêssemos um trajeto afim de compreender a proposta da Vigília e assim fomos mandados a tendas. Na primeira tenda me pediram pra que eu escrevesse as coisas das quais me arrependia, e assim fiz logo depois me pediram para afogar isso na água para que assim eu pudesse deixar ou pelo menos ter em mente do que eu devo me afastar. Na segunda tenda, havia uma irmã ou freira se preferirem, ela ia nos contar sobre as dores de Cristo, aquela tenda foi onde me deu a ideia de experimentar um pouco da dor do Senhor, a partir dali comecei a pensar em jejuar para chegar pelo menos perto do que Cristo passou por nós. Na terceira tenda, era a do Frei Rafael, nela foi onde descobrimos outra dor, a dor de mãe, descobrimos ou lembramos o quanto Maria sofreu, e que temos diversas Maria's sofrendo por ai, e ali foi onde nosso grupo mais se emocionou, e onde eu senti mais o Espirito Santo em cada pessoa que ali estava, foi mágico!!! Logo após fizemos um breve intervalo, para recompor as forças. Intervalo acabado voltamos a nossa vigília, agora íamos até a quarta tenda, onde aprenderíamos um pouco da confiança que Cristo teve em Deus, fizemos uma dinâmica onde todos colocariam suas mãos nos ombros do que estivesse em sua frente e fechariam seus olhos, caminharíamos confiando apenas na primeira pessoa que era a única que podia enxergar, o que foi mais ou menos o que Cristo fez, ele meio que fechou os olhos e disse: - "Guia-me Pai" e assim foi feito. Agora íamos a quinta tenda, a do Frei Leonardo, lá teve outra dinâmica uma que me deixou meio atordoado, bom, foi assim, lá o Frei nos deu um pedaço de papel pra cada um e pediu pra que num lado escrevêssemos aquilo que amamos e no outro aquilo que precisamos esquecer/mudar/deixar de lado, e assim fizemos, até que ele pediu pra que amassássemos o papel e não lembro suas palavras, mas o que ficou em mim daquela hora foi que assim é a vida, meio indiferente quanto a decisões, um lado podemos gostar o outro nem tanto, mas continuamos a viver procurando um equilíbrio. E nessa hora ele pediu para alguns lerem seus papeis, e eu pedi para que eu pudesse ler o meu. Então eu disse: - No meu papel escrevi que queria mudar meu jeito, que eu quero mudar essa minha arrogância, e esse meu egocentrismo, quanto ao que eu amo, bom não faço a menor ideia, eu acho que para amar algo ou alguém devemos primeiro saber quem somos e nos amar, mas é como uma frase do Renato Russo "Acho que não sei quem sou, só sei do que não gosto..." - então dito isso, fomos para a sexta tenda, quantas lembranças dessa ( risos ), nessa tinha outro Frei mas esse eu não conhecia, ele tentou nos ensinar através de "piadinhas" o que deixou marcado aquela tenda ( risos ) mas oque aprendemos de verdade foi o quanto Jesus foi forte e ainda que não revidou nenhuma vez contra aqueles que o humilharam e o bateram, ele nos ensinou que como Jesus se te baterem na face esquerda ofereça a direita, se te mandarem correr 1 km corra 2, por que Jesus suportou tudo isso por um motivo, que foi sua PAIXÃO pela humanidade. Então chegamos até a sétima e última tenda, nessa dissemos tudo o que aprendemos e rezamos por nossos amigos, colegas, irmãos, por todos mesmo e foi tão bonito ver um grupo de jovens orando por outros e cantando também. Até a etapa final da VIGILIA onde a "mágica" aconteceu, onde o Espirito Santo se mostrou pra mim, pelas palavras do Frei Rafael tive a coragem de compartilhar a minha experiência com todos, todos os jovens que foram Orar e Vigiar conosco,  e ao dizer tudo, e ao olhar e ver o Corpo de Cristo pude enfim dizer de verdade "EU TENHO FÉ" porque vivi ela, e não só vivi como vi as dos meus amigos aumentarem tanto quanto a minha e vi o homem que me tem ajudado mostrando a sua para os demais presentes. Foi TUDO ASSIM, TÃO LINDO...
Na sexta feira, fui a celebração da adoração a Cruz e cara nunca presenciei tanta gente junta pra dar um pequeno beijo na Cruz, por respeito e acima de tudo Fé no que doou a vida por nós. Logo após teve a encenação da Paixão de Cristo, na qual eu estava atuando, e eu era João e tentei me por em seu lugar para que de fato eu tivesse uma experiência completa. E eu tive, senti a dor de ver Jesus, seu mestre, senhor e amigo, morrendo, aquilo doeu tanto mais tanto mesmo, quase não tive reação, e nem reparei na multidão atrás de mim com o mesmo sentimento, só pude ver depois em fotos, o que todos sentiram , e dava pra ver nos olhos de tão profunda a dor do Cristão naquela altura...Assim terminou a encenação numa nostalgia tão mágica e linda. Também após isso, eu e meus amigos fomos a uma pizzaria descontrair, mas eu estava fazendo jejum ainda e cara foi muito angustiante ver PIZZA e não poder comer, alias até podia, mas não era o que meu espirito queria, meu espirito tinha fome de Deus e assim foi, quase cedi, mas tinha os meus amigos pra me negarem PIZZA, quer dizer, pra me ajudarem no meu objetivo. E olha que sofri bastante passei o final da noite sentindo o cheirinho da PIZZA e no outro dia apenas comendo pão e tomando água, mas eu fiquei com tanta fome já eram dois dias sem comer direito e me senti agonizando, tentado, com fome e percebi que não era nem um terço do que Jesus passou.
Mas enfim terminada nossa recreação, cada um pra sua casa, dormimos e finalmente SÁBADO. Sábado foi incrível, eu tinha um sorriso bobo no rosto durante a missa, mas antes dela eu não estava assim tão feliz, tinha uma amiga minha passando por dificuldades e eu não sabia como ajudar, e eu simplesmente disse: - Quer se animar? Vem comigo, vamos pra Igreja! - lá meu rosto mudou, o sorriso bobo me dominou e uma felicidade me abraçou! Na missa estive tentando ajudar essa minha amiga, mas continuava sem saber o que dizer, mas ficava apontando para o altar, me referindo à imagem de Jesus Cristo e repetindo assim "Esse cara é o CARA", dai em um certo momento pedi pra ela colocar a mão em seu coração, fechar os seus olhos e ouvir... Justo, nessa hora, cantaram mais ou menos assim "Minha alma tem sede de Deus, tem sede de Deus..." nisso ela deu um sorriso tímido, oque pra mim mostrou que mais uma vez Deus ouve nossas preces, e não desampara seus tão amados filhos, acabando a missa meu jejum também acabou e dai por diante foi só felicidade me senti renovado por dentro, como se eu tivesse nascido de novo e AFINAL CRISTO RESSUSCITOU, TEM MOTIVO MAIOR PARA FELICIDADE!

Um comentário: