terça-feira, 11 de setembro de 2012


Evangelho do dia

Escolha dos doze apóstolos (Lc 6,12-19)

Naquela ocasião Jesus subiu um monte para orar e passou a noite orando a Deus. Quando amanheceu, chamou os seus discípulos e escolheu doze deles. E deu o nome de apóstolos a estes doze: Simão, em quem pôs o nome de Pedro, e o seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, o nacionalista; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que foi o traidor.

Comentário

O Evangelho de hoje poderia ser chamado: o time de Jesus
Jesus escala o time depois de uma noite de retiro, na montanha, em oração com o Pai. Isto quer dizer que antes de falar de vocação precisamos falar de oração como meio indispensável. Oração e vocação não tem rima somente na palavra, mas na vida também! Rima feita de confiança de discernimento, de busca interior, de tempo e de decisão! Vocação se vive assim!
Qualquer  escolha, todavia, é de responsabilidade do treinador! OK?
Bem o time de Jesus está aí: os doze apóstolos! O que a gente nota que é um time bem diferente em idade, em capacidade, em espiritualidade e cultura e ... gênios!
O primeiro tempo do jogo durou três anos com Cristo no leme  e na Cruz. Jesus contou com pescadores, zelotes, cobradores de imposto (via de regra= ladrão!), dois irmãos filhos do trovão (João e Tiago) e um traidor amante do dinheiro e até um meio traidor Pedro que, todavia, se arrepende e vai mais firme ainda para frente como atacante! Eta treinador Jesus, como devia ser  bom para juntar uma turma assim!
O primeiro tempo não é que foi bom e não fosse pelo treinador o time estaria até perdendo! É que no primeiro tempo era um time, medroso, apegado que só vendo! Todos queriam ser capitão do time! Deu até uma bruta de confusão. Mas, por sorte que o treinador estava atento!
Já no segundo tempo com o treinador Espírito de Cristo (o tempo da Igreja!) as coisas mudaram. Aí, suaram a camisa (menos Judas Iscariotes é claro que tinha sido substituído tecnicamente e.. espiritualmente!), e todos venceram um campeonato duro em vários campos: Palestina, Roma, Grécia, Médio Oriente, e dizem até na Índia! Deixaram saudades! Que time este gente!
Por falar em saudade, você bem que poderia continuar este campeonato e suar tua camisa também. Não ser apenas torcedor, pois, seria muito pouco meu chapa! Você pode entrar a fazer parte do time como leigo\a ativo\a na Igreja e na Família, ou como consagrado\a numa Congregação religiosa, ou como sacerdote de Cristo. Escolhe você o tipo e o número da camisa

Aviso: tem vagas a beça!!

Seja bem-vindo\a!

Padre Mário Guinzoni OSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário