sábado, 11 de maio de 2013

ASCENSÃO DE JESUS


Coração voltado para o Céu, pés plantados na terra.
Jesus terminando sua missão estava com “saudade do Pai” e quer voltar para Ele. Nós, que também sentimos esta saudade de Deus, uma coisa não podemos fazer: ficar olhando só para o céu como os apóstolos! Vale para nós também, a pergunta de Atos: “porque vocês estão aí parados, olhando para o Céu?” (At. 1,11). O Evangelho nos diz claramente o que devemos fazer:Vós sereis testemunhas de tudo isso” (Luc 24,48). Portanto nosso coração deve ser voltado para o Céu, mas, nossos pés de missionários, peregrinos, itinerantes desta vida, devem estar bem plantados por aqui. Agora, pois, é tempo de ser Igreja, tempo de missão, de pensar numa nova paróquia como Comunidade de comunidades, de VRC nova, de famílias diferentes. Hoje celebramos também o dia das mães, o dia mundial das Comunicações Sociais, e, nesta semana de preparação para a Pentecostes, também a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos com o tema: “O que o Senhor exige de nós?”(Cf. Mq 6,6-8). Boa pergunta gente, e não só ecumenicamente! Mãos à obra!
O Evangelho - Lc 24,46-53
“Assim está escrito: Cristo ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém” (v.46-47)
Jesus confirma a Escritura: a ressurreição e o anúncio da Boa Nova como conversão e perdão, a todas as nações.  Jerusalém é ponto de chegada e de partida para um novo começo. Para Lucas tudo converge para Jerusalém e nela devem os apóstolos esperar o ES.
“Vós sereis testemunhas de tudo isso.” (v. 48)
Os apóstolos são lançados como missionários do mundo para ser a continuidade de Jesus e para realizar esta “façanha” os apóstolos poderão contar com “aquele que meu Pai prometeu”, “a força que vem do alto”, (v. 49). A Evangelização é obra dos apóstolos, mas, sobretudo do E. Santo que é: força, coragem, ardor, zelo, vida, ousadia, poder, sabedoria!
Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. Eles o adoraram” (v.50-52)
 Betânia é a cidade de onde partiu para entrar solenemente em Jerusalém, no templo e para a morte. (Cfr Lc 19,28-38) e aqui Jesus conduz os doze para o caminho inverso e se separa deles para entrar na glória do Pai. A bênção de Jesus - que até então tinha abençoado somente o pão (cfr. Lc. 9,16; 24,30)- é o gesto do sacerdote que sai do templo para transmitir a bênção de Deus ao povo. Esta bênção de Jesus é definitiva e é garantia da assistência de Cristo na marcha da evangelização. A Ascensão é o desfecho da Ressurreição =glorificação final pelo Pai. Note-se o verbo no passivo “foi levado”. Os Apóstolos “o adoraram” única vez que Lucas usa esta palavra, para significar que em Jesus viram agora o Senhor Deus.
“Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria. E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus.” (v.52-53).
Lucas termina o Evangelho onde o iniciou: no templo (Cfr. 2,49). Mas agora o novo templo é o mundo inteiro, o Corpo de Cristo, a Igreja. E os Apóstolos, bendizem a Deus,  na espera do E. Santo. O Evangelho continua nos Atos. Pentecostes está chegando!
A Palavra ilumina nossa vida
A “lua de mel” não terminou.
A Ressurreição de Jesus foi para os apóstolos um grande momento de festa e foi tão grande que muitas vezes nem acreditavam ou cabiam em si de alegria pela Boa Nova inesperada. Um casamento poderíamos dizer, com Jesus, com sua Missão, uma lua de mel de uma vida nova completamente inesperada. Com a Ascensão ao céu, aparentemente, parece que a lua de mel da sua presença física termine, mas, na verdade, começa uma sua presença diferente, não só aberta à Palestina, mas, ao mundo. Ele estará presente com seu Espírito, (At 1,5) e, ainda, com a promessa que virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu” (At 1,11). Hoje aqueles “homens de Galileia” (v. 11) somos nós cristãos e cristãs do nosso século. Hoje, temos a mesma promessa e certeza que Ele está presente no nosso cotidiano de trabalho, de família, de pastoral, de política, de luta pelo seu Reino, de lazer, pois, seremos “batizados com o ES” (v. 5). Si, a lua de mel continua! O dia - dia poderá ser sempre impregnado de amor e festa! Mesmo na dor e na luta!
A Promessa do ES. “Sereis batizados com o Espírito Santo” (At 1,5); “Mas recebereis o poder do Espírito Santo” (At 1,8); “...até que sejais revestidos da força do alto” (Lc 24,49). Os apóstolos estavam acuados, medrosos, incapazes, sem saber o que fazer. Tornar-se-ão completamente ousados e cheios de doutrina pela presença e força (δúναμις) do ES. Uma promessa que se cumpriu e se cumpre em nós hoje. É o ES que nos guia a Cristo, nos educa ao amor, que nos dá coragem até de enfrentar os sinais de morte da sociedade, nos convida a uma contínua conversão, nos torna apóstolos, que numa palavra, nos santifica! Eis o que S. Hilário (300-368 d. C) ensina: "Enquanto a alma não tiver alcançado, por meio da fé, o dom do Espírito Santo, tem certamente a possibilidade de conhecer a Deus, mas falta-lhe a luz para compreendê-lo"... e para vivê-lo!
Começa com a Ascensão a nossa missão de discípulos missionários de Cristo neste mundo. Entre a Ascensão e a Parusia, somos anunciadores da Ressurreição de Jesus, da conversão e do perdão dos pecados (v 46-47): três anúncios de graça (καιρός) para o mundo. Chegou nossa vez: tempo de cada um de nós sermos a presença e testemunho de Jesus “em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria até os confins da terra” (At 1,8). Hoje os Meios de Comunicação são uma grande ajuda na evangelização, sem esquecer que cada um\a de nós é também meio de comunicação do Reino através da fé e testemunho de vida.
E nos tornamos participantes da divindade. A Ascensão, com a promessa do ES é a festa de nossa humanidade, valoriza-a, santifica-a, a torna candidata à herança dos santos. Temos uma imensa responsabilidade, para com nossa pessoa inteira, nossa vida e com nossa presença neste mundo. É o que segunda leitura nos sugere: “Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos” (Ef 1,18). Participar da divindade torna a vida mais clara, simples harmônica, descobre-se o mistério de Deus em si, sem medo de nossas culpas e fragilidades. As sombras são integradas na luz da união com Deus que nos permite de sermos até mais humanos e sonhar com um mundo diferente.
Da Palavra à oração e à vida
Páscoa, Ascensão, Pentecostes: um mistério único que a Igreja nos apresenta na liturgia pedagogicamente em três momentos. Enquanto caminhamos para a Pentecostes, quando o Espírito de Cristo, nos inundará com seu amor vai aí um convite. Nesta semana se prepare para a Pentecostes, percorrendo a vida Jesus com o ES. Jesus viveu “impelido pelo ES”. Só podemos também nós, trilhar o mesmo caminho!

Na infância: Mt 1,18; Lc 1,35;  2,25-27; No batismo: Mt  3,16; Mc 1,10; Lc 3,22; Jo 1,32; Nas tentações:  Mt  4,1; Mc 1,12-13; Lc 4,1-14; Na sinagoga:   Lc 4,16-21; Mt 12,18; Nos milagres:  Mt 12,28; Na pregação: Lc 11,13; Lc 12,10.12; Mt 12,31; Mc 13,11; Jo 3,5-6;  3,34;7,39; Promete o ES:  Jo 14,17; 14,26;15,26;16,13; Envia o ES: Jo 20,22.

DIA DAS MÃES: este recorrência nos faz lembrar a beleza, da vida de família, (nós acreditamos nela!) da santificação vivida no cotidiano, pela vocação batismal. Uma homenagem, através de Maria a todas as mães. “Maria levou na terra vida igual à de todos e todas, cheia de cuidados familiares e de trabalhos, e estava sempre intimamente associada ao Filho” (A. A Decretos do Concílio sobre os leigos nº 4). Que cada mãe possa se espelhar em Maria nesta missão do cotidiano vivido no amor.
                        PLEROMA (πλήρωμα) significa plenitude. Encontramos esta palavra na segunda leitura de hoje (Ef 1,22-23): Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele,que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja,que é o seu corpo,a plenitude daquele que possui a plenitude universal.” Esta palavra aparece 17 vezes no NT em relação a Cristo. Sem fazer muita teologia: Jesus é a plenitude divina e nos convida a fazer dele a plenitude de nosso coração! Um bom compromisso vocês não acham?
“Preparemo-nos bem à vinda do ES. Peçamos aos Apóstolos e a Maria SS. ma que deixem um lugar no meio deles no Cenáculo para que nós também possamos acender-nos de fervor na espera do ES, e. recebe – lo com plenitude, e ser por Ele totalmente transformados” (S. José Marello)
                       
            Padre Mário Guinzoni OSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário