terça-feira, 12 de novembro de 2013

QUARTA F. DO XXXIIª SEMANA DO TEMPO COMUM
“Jesus, mestre, tem compaixão de nós” (Lc 17, 13)

O texto (Lc 17,11-19)

No Evangelho de hoje encontramos Jesus a caminho de Jerusalém (v.11); 10 leprosos “vieram a seu encontro” (v.12). Eram muito ousados, para a cultura da época, pois se aproximar assim era coisa terminantemente proibida. Jesus não os manda embora e escuta o grito deles: “Jesus mestre, tem compaixão de nós” (v.13). A lepra era uma doença que marginalizava a pessoa e os leprosos deviam viver em comunidades afastadas e, entre eles, já não contava mais a religião ou a posição social. Os dez leprosos são curados por Jesus, mas, só um voltará para agradecer e olha caso era samaritano! Nele a fé tornou-se gratidão. Outro texto que podemos ler nesta mesma perspectiva para completar a lectio deste dia é Lc 18,38: o cego pede a cura a Jesus e lança o mesmo grito: “Jesus filho de Davi tem piedade de mim”.
O que o texto diz para nós.
Na “santa viagem da vida” (Sl 84,6) somos chamados a nos colocar, com humildade e verdade, no lugar dos leprosos. De fato, somos leprosos de vários tipos: lepra do egoísmo, do orgulho, de vários apegos,  leprosos pelo comodismo....Cada um de nós tem sua lepra de.... estimação e lepra dominante. Possível a cura? Sim, mas a algumas condições.

a) Ter a fé em Jesus dos leprosos: uma fé -  certeza.
b) Revestir-se da mesma coragem e ousadia: ousadia para mudar  nossa lepra pessoal.
c) Optar por Jesus e viver um encontro salvador com Ele.
d) Apresentar-se aos sacerdotes que em nome de Jesus nos garantem o perdão.
e) Viver a vida na gratidão de Deus.
 
O texto nos ajuda a orar

O grito orante dos leprosos é o nosso. Esta oração tornou-se muito conhecida na tradição oriental e de forma especial russa e foi chamada a ORAÇÃO DE JESUS: “Jesus mestre, tem compaixão de nós”. Conhecida pelos antigos monges, esta oração foi popularizada pelo livro ‘Relatos do peregrino russo’, obra, demais conhecida, na espiritualidade. A oração de Jesus pode-se tornar também a oração do...  peregrino ... brasileiro de hoje! Reze esta oração com calma, repetindo-a e pensando em cada palavra.

Cantinho de S. José

A coragem e a fé dos leprosos nos ajuda a mergulhar  na vida de José que foi toda ela impregnada de fé orante e confiante, ousadia, coragem profetismo. José foi profeta sim! Uma profecia vivida muitas vezes “jogando” fora de casa, solidário  e missionário com  gestos que tem muito a dizer ao mundo de hoje: na gratuidade, no sofrimento da luta e perseguição política, na proximidade com os migrantes e estrangeiros, na vida insegura em país alheio, no fato de ter que aprender costumes, língua, na saudade do torrão natal.. E aqui lembramos o Salmo 137 cheio de lirismo sim, ma, também forte e verdadeiro: “Sobre os rios de  Babilonia...” E quem sabe que José e Maria rezando este salmo não sentiram a mesma saudade dos Hebreus na Babilônia! Aprendamos a mesma fé orante e confiante, ousadia e coragem para sermos profetas hoje do terrível cotidiano, tão difícil, mas, tão fascinante!

Padre Mário Guinzoni OSJ

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário