quarta-feira, 27 de novembro de 2013

São José no centro da historia

 São Jose esta no centro de nossa historia humana, mas o que ele fez é pouca coisa comparado com os grandes dominadores dos povos e grandes reis. Não restou nada do que ele tenha feito nem um móvel, nem um objeto. Mas algo melhor saiu da carpintaria do humilde Jose, saiu aquele que é o cristo Jesus.
O importante na vida de são José, não é o que ele realizou, mas o que Deus pode fazer através dele. O senhor confiou a São José, a virgem Maria, aquela que haveria de dar ao mundo o próprio filho de Deus.
A vinda do filho de Deus ao mundo esta associada à união de Maria e Jose.  Cada um se encontra á sua maneira no centro da historia da salvação. Essa vinda de Deus entre nós foi o grande acontecimento do século. Segundo o evangelista João, Jesus disse “eu sou a luz do mundo”. Portanto Jose e Maria são os seres que mais se aproxima dessa luz, pois foram os primeiros a ter nos braços o filho do criador.
 A historia de São José não teria nada a ver conosco, se ele não estivesse ligado a Jesus e Maria. O que Deus uniu não seremos nós que iremos separar. Deus penetrou José no interior da encarnação do verbo, colocando-o como a virgem Maria no centro da historia do mundo.
Jesus é herdeiro de Davi por meio de José. Isso confirma o que diz as escritura “vou confirmar para sempre a sua raça” (Sl 88,4). Para que a linhagem messiânica, que quer dizer o ungido de Deus pudesse dar continuidade, era preciso uma hospitalidade, então Jose o herdeiro de Davi acolheu em sua humilde casa o filho e a Mãe de Deus.
Assim podemos afirmar que a herança de Davi, chegou até nós por meio de José. O carpinteiro foi escolhido para dar continuidade ao projeto da salvação, e dessa forma é correto dizer que ele é pai legitimo do filho do criador, ou seja, o pai terrestre de Cristo, o verdadeiro esposo da mãe de Deus.

Frei Jonielson A. dos Santos, osj.

Nenhum comentário:

Postar um comentário