quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

QUARTA F. - OITAVA DO NATAL - DIA 01\01\2014
SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS, MARIA- DIA MUNDIAL DA PAZ.
"Fraternidade, Fundamento e Caminho da Paz"  Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz 2014
O texto: Lc 2,16-21
“Os pastores foram às pressas a Belém” (v.16). Belém evocava logo Davi e a sua casa, evocava o choro de Raquel que tinha morrido dando a luz o último filho de Jacó quando se  dirigia para Belém  (Jr 31,15; Mt 2,18) e  nem dá para esquecer a profecia do mesmo Miqueias  em 5,1. Por tudo isto é que Lucas coloca na boca dos pastores: “vamos até Belém” em 2,15. E “os pastores foram às pressas” =pressa alegre, festiva, esperançosa. O que encontraram? “Encontraram Maria José e o recém-nascido deitado na manjedoura” (v. 16). O presépio era bem no estilo dos pastores mesmo assim perceberam que se tratava de algo novo. Por isso “tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino” (v.17). Viram, sentiram o NOVO e falaram seus sentimentos  do coração “E todo os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam” (v.18). Quem são os que ouviram? José e Maria, mas, para Lucas a boa nova era já nas praças e ruas e praças (Lc 12,3). E aqui entra em cena de forma bonita MARIA: “Quanto a Maria, guardava todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração”(v.19). Lucas tira de seu alforje do coração uma pérola: Maria a contemplativa de Belém ao Calvário (Jo 19,25). “Todos estes fatos”= no original é: Palavra que se tornou fato, ou seja o sentido do “dabar” hebraico. Guardava = no original é uma guarda aconchegante cheia de ternura, própria da mãe que defende seu bebé. “Em seu coração”: não na mente; coração é lugar de escolha, de acolhida é lugar vocacional, lugar do sim. Elabora, medita , reflete mesmo que ainda não compreende tudo. O texto termina com a celebração da circuncisão e o nome dado ao menino de Jesus (v. 21): aqui entra em cena José. Era papel dele. E como sempre em silêncio: silêncio ativo, prático de pai amoroso e fiel.
O texto fala para nós.
Os personagens do Evangelho deixam para nós umas lições de vida engrenar bem no novo ano e vive-lo todo ele em Deus. Os pastores podem nos ajudar e viver a “pressa missionária” verdadeira que é feita de fé, alegria, de acolhida  da mensagem de Deus, de oração de louvor e glória a Deus, para buscar e anunciar o  Deus menino! Nada de “psicologia do túmulo” e do medo, afirma o papa (EG n 83). Maria, a mãe da plenitude dos tempos (segunda leitura Gl 4,4) nos ajuda a contemplar, a meditar e ilumina nossa vida para neste ano novo saber enxergar os acontecimentos à luz de Deus da fé e do amor. José, no seu silêncio operoso, e também ele contemplativo, atento, na sua missão de pai nos ajuda a viver cada dia no serviço de Deus, feliz apenas por servir e amar, sem esperar aplausos e reconhecimentos, sem  buscar glórias humanas.  O menino Jesus é o “infante”= que não sabe falar, é o símbolo dos pequenos, simples, dos que se fazem crianças para o Reino. Uma pitadinha de simplicidade e humildade vai tornar o nosso ano na família, na comunidade na missão de cada um (a) um lugar de fraternidade que é fundamento e caminho da paz, como Papa Francisco nos alerta neste dia mundial da paz. Ao mesmo tempo nos ajuda a valorizar os simples os pobres, os últimos, que são prediletos de Deus. Aí sim, a bênção de Aarão da primeira leitura (Nm 6,22-27) vai se esparramar sobre todos nós no ano todo: bênção é presença de Deus em nossa vida! Um olhar novo em nossa vida, nossa casa e família neste 2014!
Cantinho de S. José
Cantinho de S. José não é S. José num cantinho. Neste texto evangélico José parece mesmo estar num cantinho olhando a cena e preenchendo um lugar. Vivemos numa sociedade que valoriza o fulano, o sicrano e não dá valor ao pequeno e simples. E isto em tudo até na Igreja! Mas na verdadeira vida que vale- aquela diante de Deus- conta quem ama mais, quem serve mais, quem se sacrifica mais. É assim numa família, numa comunidade, numa Congregação e na Igreja inteira. Os títulos não são garantia de amor e serviço e nem os aplausos humanos são sinal que Deus nos aplaude! Maria é grande porque amou e viveu por Jesus, e José é grande no serviço, na doação, na vida toda doada a Maria e a Jesus. E ambos eram “leigos”.  Algo mais a comentar?
Vamos sonhar em 2014.
“Surge espontaneamente a pergunta: poderão um dia os homens e as mulheres deste mundo corresponder plenamente ao anseio de fraternidade, gravado neles por Deus Pai? Conseguirão, meramente com as suas forças, vencer a indiferença, o egoísmo e o ódio, aceitar as legítimas diferenças que caracterizam os irmãos e as irmãs?”
(Papa Francisco)


Um Santo Ano Novo cheio de Deus e vida. Padre Mário Guinzoni OSJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário